HiperNotícias - Você bem informado

Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019, 11h:31

KGM aponta Abílio Junior como melhor vereador de Cuiabá, e Toninho de Souza, o pior

Já 75,9% dos entrevistados admitiram que não conhecem nenhum dos vereadores, o que demonstra o grau de desinformação da população sobre a atuação dos parlamentares

DA EDITORIA

 

Abílio Junior (PSC) foi apontado pela Pesquisa KGM como o melhor vereador de Cuiabá, seguido por Toninho de Souza (PSD), pelo presidente da Casa, Misael Galvão (PSB), e por Dilemário Alencar (Pros). Os índices alcançados por cada um, entretanto, são pequenos, variando de 2.5% a 1.5%, o que remete para o índice de 77,8% que não souberam responder à questão. Veja gráfico abaixo

Reprodução

KGM_MELHOR_VEREADOR

 

Já o nome apontado como o pior vereador da Casa foi o vereador Toninho de Souza (PSD), seguido por Misael Galvão (PSB), Juca do Guaraná (PTdoB) e o ex-presidente da Câmara, Justino Malheiros (PV). Como a pesquisa é espontânea, surgiu entre os cinco piores o nome do deputado estadual Wilson Santos(PSDB). Também neste caso as viariações são pequenas, de 1,5% a 0,5%, sendo que o destaque é o grande número de pessoas que não souberam responder à questão: nada menos que 90,4%. Veja gráfico

Reprodução

KGM_PIOR_VEREADOR

 

POPULARIDADE

De acordo com um dos diretores da KGM, Kleber Lima, a aparente contradição de nomes que aparecerem simultaneamente entre os melhores e os piores “revela seu grau de popularidade, o quanto são conhecidos, especialmente no contexto de tanta desinformação sobre a Câmara”, observa ele.

Lima afirma ainda que “não necessariamente os nomes apontados são de fato os melhores e os piores, mas, sim, são os mais lembrados pelas pessoas”. Segundo ele, “por isso não devemos acreditar naquele velho ditado do ‘falem mal, mas falem de mim’. Às vezes é melhor não ser falado a ser mal-falado”, frisa Lima.

O grau de desinformação da população sobre a atuação dos vereadores mencionado pelo diretor da KGM é tanto que nada menos que 75,9% dos entrevistados declararam não saber o nome de nenhum vereador de Cuiabá, enquanto apenas 24,1% declararam saber o nome de algum dos edis.

KGM

Avaliação Câmara Municipal

 

OMNIBUS

Esta pesquisa é um produto que está sendo lançado pela KGM na modalidade Omnibus. Significa que todos os meses a empresa fará a mesma pesquisa, que pode ter vários clientes, sendo que a cada mês novos interessados podem aderir por carona ao levantamento.

Na modalidade Omnibus, a pesquisa é realizada em uma mesma base amostral com uma periodicidade fixa. Elas serão feitas mensalmente, na mesma região, e além da avaliação da classe política (que tem o HiperNotícias como cliente), fará também perguntas formuladas por empresas ou outros clientes que, eventualmente, contratem os serviços de pesquisa da empresa.

MEDOTOLOGIA

A Pesquisa KGM feita para HiperNoticias é do tipo survey por amostragem. A coleta de campo foi feita nos dias 6 a 8 de fevereiro em Cuiabá, e foram ouvidas 400 pessoas maiores de 16 anos, de ambos os sexos. A amostra foi estratificada, ainda, por idade, escolaridade, renda familiar e local de moradia. A margem de erro admitida é de 5%, para mais ou para menos.