HiperNotícias - Você bem informado

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018, 11h:20

Cuiabá sediará a 1º Corrida Contra a Escravidão do país

REDAÇÃO

A 36ª Edição do Encontro Nacional de Auditores-Fiscais do Trabalho, que acontece em Cuiabá (MT) de 18 a 23 de novembro de 2018, contará uma com uma iniciativa inédita: A 1ª Corrida Nacional Contra a Escravidão.

 

Assessoria

Corrida contra escravidão

 

O lançamento será dia 14 de setembro, às 9h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb) de Mato Grosso, no bairro do Porto, com a presença do presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Fernando da Silva Filho.

 

A proposta do Sinait é de, por meio do esporte, da corrida de rua, dar muito mais visibilidade a luta incessante dos auditores contra todas as formas de trabalho forçado e ganhar a adesão ao movimento de uma parcela maior da sociedade que ainda não se atentou para o problema, ainda presente neste mundo contemporâneo.

 

O dia 20 de novembro foi estrategicamente escolhido por ser o Dia Nacional da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil.

 

A largada da corrida será nas imediações do Parque Mãe Bonifácia, o maior e um dos mais frequentados da capital mato-grossense. Mãe Bonifácia foi uma negra alforriada que viveu em Cuiabá no final do século 19 e que teve papel importante na luta dos escravos daquela época.

 

A corrida contará com as distâncias de 5 e 10 quilômetros e caminhada em percurso ainda a ser aprovado pelo órgão de mobilidade urbana. As inscrições, num total de 1000 podem ser feitas pelo link https://www.ticketagora.com.br/e/1-Corrida-Contra-A-Escravidao-6750

 

36º Enafit

O 36º Encontro Nacional de Auditores Fiscais do Trabalho (Enafit), que este ano será realizado em Cuiabá (MT), de 18 a 23 de novembro, vai reunir Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o Brasil no Centro de Eventos do Pantanal. Com o tema “Auditor-Fiscal do Trabalho – Autoridade Trabalhista a serviço da sociedade”, o evento contará com uma extensa e diversificada programação.

 

Na abertura, Leandro Karnal apresentará a palestra “No Brasil de hoje: a importância do trabalho para o indivíduo e para a sociedade”. Karnal é historiador, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especializado em História da América.

 

A programação segue com destaque para as implicações do eSocial na Auditoria-Fiscal do Trabalho e para reforma trabalhista, que completa em novembro um ano de vigência, além das questões do trabalho escravo e infantil e a segurança e saúde no trabalho. Detalhes sobre o evento neste link: https://www.enafit.com.br/.