Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019, 16h:13

Tamanho do texto A - A+

Sicredi disponibiliza recursos para financiar projetos de energia solar em Mato Grosso

Crédito faz parte do Programa Energia Verde, desenvolvido em parceria com o Sebrae MT, e destinado a associados produtores rurais e empresas do comércio, serviços e indústria

Por: REDAÇÃO

Associados do Sicredi interessados em gerar a própria energia a partir de fonte solar já podem contratar crédito dentro do Programa Energia Verde, uma parceria entre o Sicredi e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso. Os recursos estão disponíveis aos associados das cooperativas Sicredi Noroeste MT e Acre, Sicredi Sul MT, Sicredi Celeiro do MT, Sicredi Ouro Verde MT e Sicredi Univales MT/RO, que participam do programa. São destinados a produtores rurais e empresas instaladas no Estado.

Reprodução

Sicredi/Sebrae/Energia verde

O programa e as vantagens em aderir à geração limpa e própria de energia foram apresentados a um grupo de empresários na noite desta quarta-feira (18.09), em Cuiabá. Outros eventos serão realizados em municípios da área de atuação das cooperativas do Sicredi participantes do programa. Em comemoração ao lançamento da parceria, o Sicredi oferece taxa promocional pré-fixada a partir de 0,89% ao mês, válida até 18 de dezembro. Detalhes sobre esta e outras condições de acesso ao crédito podem ser obtidos nas agências participantes. Vale lembrar que os recursos têm por finalidade a compra de equipamentos e tecnologia para captação de energia solar, destinados à geração de energia elétrica nas propriedades e empresas, e o valor contratado pelo associado será conforme o projeto de viabilidade, capacidade de pagamento e orçamento apresentado

O objetivo do programa é estimular a geração própria de energia nos empreendimentos sejam eles propriedades rurais, empresas comerciais, prestadoras de serviços ou da indústria, e com isso torná-los mais competitivos, de forma sustentável. Isso porque, com a geração fotovoltaica, os empreendimentos conseguem uma redução nas despesas com energia de até 95%, sendo que em muitos casos o valor economizado na conta é suficiente para pagar a parcela mensal do financiamento, o que faz com que o retorno do investimento seja rápido.

No programa, o Sebrae MT oferece serviços de consultoria de análise de viabilidade técnica e financeira e elaboração dos projetos de energia solar e o Sicredi a solução financeira com condições diferenciadas, o que permitirá viabilizar a instalação do sistema fotovoltaico conectado à rede de energia elétrica. Além disso, está disponível um site www.programaenergiaverde.com.br, onde associados e não associados podem obter mais informações sobre o programa, como acessar a linha de crédito do Sicredi e a consultoria do Sebrae, além das vantagens em investir em um sistema ecoeficiente de geração elétrica.

Para o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, esta é mais uma demonstração de que a instituição financeira cooperativa está atenta às tendências do mercado para tornar os negócios dos seus associados mais competitivos e aliado ao desenvolvimento sustentável, uma vez que a energia gerada por fonte solar é limpa. “O programa oferece aos associados o acesso a serviços financeiros de forma mais ágil e menos burocrática e a novas tecnologias nesse segmento. Ele terá a conta de energia reduzida e seu imóvel será valorizado”.

O diretor superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, destaca que é preciso falar em sustentabilidade com o viés econômico e para as empresas de uma maneira geral e especialmente para os pequenos negócios o alto custo da energia elétrica compromete a competividade dos produtos. “Com essa iniciativa estamos ajudando as empresas a serem mais competitivas, a diminuírem suas despesas”.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, Ezio de Almeida, complementa que a energia é o 2º maior custo administrativo das empresas que poder reduzi-lo é uma vantagem competitiva no mercado. “Além do impacto financeiro, outro benefício direto do uso de energia limpa é na imagem do negócio, pois hoje existem consumidores que buscam empresas sustentáveis, que respeitam o meio ambiente, e estão até dispostas a pagar mais por esses produtos”.

E quem está interessado nesse ganho é o empresário Fernando Medeiros, dono de um restaurante japonês e associado do Sicredi. Ele participou do evento promovido pelo Sicredi e Sebrae e disse que a iniciativa ajudou a esclarecer e entender melhor como funciona a instalação de um projeto de energia solar. “É importante isso que a cooperativa faz, pois ela busca parceria com quem entende, no caso o Sebrae, e leva isso aos associados com condições diferenciadas, para que ele tenha benefícios e seu negócio se desenvolva. Com isso temos empresas inovadoras, com custos menores e mais competitivas”.

Pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional aponta que ainda é baixo o investimento em energia solar entre os pequenos negócios. Apenas 9,2% dos entrevistados se consideram bem informados sobre o tema e apenas 0,1% usam energia solar em seus negócios. A maioria (79,7%) conhece pouco e não usa. Levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), referente a agosto, mostra que a geração elétrica por fonte fotovoltaica no país é de 2.103 megawatts (MW), equivalente a 1,2% da matriz elétrica brasileira.

Mato Grosso se posiciona como 4º no ranking de estados em potência instalada, com 64 MW e participação de 6,4% no total gerado no país. O primeiro colocado no ranking é Minas Gerais, com 196,7 MW (19,7%), seguido por Rio Grande do Sul com 158,7 MW (15,9%) e São Paulo, com 126,2 (12,6%). No ranking municipal, Cuiabá aparece na 6ª posição com geração de 8,9 MW, equivalente a 0,9% da geração brasileira.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 457 mil associados, com 175 agências em 140 municípios.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto