Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019, 16h:53

Tamanho do texto A - A+

Histórias e experiências inspiram nova marca de moda

Da união de uma designer de moda com uma jornalista, nasceu a Arara do Rio – a nova marca de moda autoral de Cuiabá

Por: REDAÇÃO

Foi depois de muita conversa e cursos no Sebrae que as amigas decidiram investir no sonho de ter o próprio negócio, mas, seria preciso que tivesse um diferencial, por isso, a ideia de criar uma marca que não fosse simplesmente um nome para uma loja, e sim, um novo conceito de estilo criado a partir da mistura de histórias e experiências das sócias que vieram morar na capital de Mato Grosso há pouco mais de três anos, deixando suas cidades, Rio de Janeiro e Recife.

Divulgação

Nova marca de roupa/Arara do rio

O que esses lugares possuem em comum foi o que permeou o desenvolvimento da marca: sol e calor, praticamente o ano inteiro. Pensando nisso, decidiram que o estilo das roupas traria essa energia solar através das estampas e cores e que, além da beleza estética, as peças precisariam ser produzidas com tecidos mais nobres, sendo assim, mais frescos e confortáveis, a exemplo da viscose, linho, algodão.

Entre as características das roupas da Arara do Rio, modelagens mais amplas, soltas que tornam as peças adaptáveis às magrinhas ou cheinhas. “A mulher brasileira no geral tem o corpão, seja encima ou embaixo, cada uma tem seu formato. Por isso, pensamos nessas modelagens amplas que vestem bem e não marcam tanto porque são mais soltinhas”, conta a pernambucana Renata Menezes. Nas coleções tem tamanhos do PP ao GG.

“Para nós, se vestir bem é, antes de tudo, estar confortável o dia todo. Sendo assim, nossas roupas são elaboradas com padronagens mais simples, sem zíper, sem botão, sem aplicação de pedras... O charme dos nossos modelos são os detalhes como babados, mangas ou golas diferentes, tramas de algodão, decotes porque o que queremos é que as estampas se destaquem”, pontua a carioca Andrea Vargas.

Para produzir as roupas, os tecidos são trazidos de fora (Rio de Janeiro/São Paulo/Goiânia) permitindo garantir uma matéria-prima de excelência. “Chegamos a pesquisar tecidos em Cuiabá, mas, apesar de o Estado ser um grande produtor de algodão, por aqui, o que achamos é muito caro ou não tem tanta qualidade nas tramas que formam o tecido”, explica a estilista da marca Andrea Vargas.  

Outro detalhe que faz a marca ser diferenciada é que todas as coleções são pensadas e desenvolvidas pelas sócias que se inspiram na moda casual do dia a dia, sem deixar de lado as referências no que é tendência no Brasil e no mundo e, então, uma vez que desenham os modelos, entregam nas mãos de costureiras locais para a confecção das peças.

E é aí que começa o desafio do modelo de negócio escolhido por elas. “A gente já sabia que seria difícil, porque costureira hoje em dia é coisa rara de encontrar, sobretudo, quem trabalhe com a modalidade conhecida como ‘facção’ (demanda de médios e grandes volumes), onde os preços de produção são mais baixos, porque são feitos em maior escala”, conta a empresária Renata Menezes. A sócia da marca conta ainda que desde que foram para o Sebrae fazer curso detectaram que o gargalo da empresa seria a mão de obra, mesmo assim, não queriam desistir. “Fomos em busca das profissionais, perguntando aqui e ali. Porém, foi muito mais complicado do que imaginávamos, a gente busca e muitas não querem pegar encomendas grandes, preferem ficar só nos consertos ou até cobrar preços muito altos para produzir cada peça, o que inviabiliza nossa proposta de fazer uma roupa boa, bonita e com preço justo”, detalha.

Divulgação

Nova marca de roupa/Arara do rio

 Arara do rio

Após diversas tentativas, as sócias ainda seguem na busca por costureiras, no intuito de um dia poderem ter um ateliê e contratar uma pessoa fixa.

Para tentar minimizar um pouco a carência de profissionais, a solução foi mesclar a produção própria com algumas peças prontas. Mas, para abrir o leque, além de escolher só o que tem o mesmo padrão de qualidade e conceito da marca, trabalham com pouco volume, garantindo assim a exclusividade das peças.

Para fechar, vale lembrar que a Arara do Rio também traz ao público coleção ‘Mãe e Filha’ com peças carinhosamente produzidas para eternizar momentos. Os tamanhos contemplam crianças dos 02 aos 10 anos.

O atendimento acontece através das redes sociais ou pelo Whats Up (65) 99911.5392/98102.7509. Sistema de vendas pessoal, levamos até você! Aceitamos cartões.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto