Quarta-Feira, 17 de Abril de 2019, 18h:30

Tamanho do texto A - A+

Histórias de superação marcam o encerramento das turmas do Inspirar

Por: REDAÇÃO

Se sentir bem, ter uma pele mais bonita, respirar melhor e até mesmo voltar a sentir o sabor das comidas. Essas são algumas das pequenas, mas gratificantes, vitórias alcançadas por Carolina Carlos Tasca ao parar de fumar depois de oito anos de tabagismo. A comerciante de 22 anos foi uma das sete beneficiárias da Unimed Cuiabá que concluiu a 16ª turma do Programa Inspirar no dia 9 de abril. No dia 16 de abril foram concluídas as turmas 14 e 15, com 21 beneficiários. 

Participante mais jovem de sua turma, Carolina fumava desde os 14 anos de idade e há anos não praticava nenhuma atividade física. Agora, faz caminhadas periódicas e pretende também mudar os hábitos alimentares para perder peso. Segundo ela, um dos grandes estímulos para parar de fumar foi seu filho de três anos de idade. 

Assessoria

Projeto Inspirar


“Eu fumava em média uma carteira de cigarro por dia e toda vez que eu ia fumar, meu filho estava por perto. Por mais que a gente tente evitar, a criança acaba respirando aquilo e a gente sabe que faz mal. Ele não gostava da fumaça e sempre me falava que eu tinha que parar de fumar. Agora, além de me sentir mais feliz, bonita e saudável, eu vou dar esse bom exemplo para ele”, comentou animada.

Já a jornalista Olivia Pires, de 55 anos, ainda não parou de fumar, mas encontrou no Inspirar as forças para combater o vício. Com o programa, reduziu o consumo de mais de 20 para apenas cinco cigarros por dia. “Fumo há 35 anos e o mais importante pra mim foi perceber que eu posso parar, que eu tenho essa capacidade. Eu ainda estou no caminho, mas a parte mais difícil já passou, que foi tomar a decisão. Com o acompanhamento e apoio que recebemos aqui, da equipe multidisciplinar, sei que vou conseguir”.

Inspirar – O Inspirar é um programa desenvolvido pelo Viver Bem – Núcleo de Saúde Preventiva da Unimed Cuiabá - destinado a beneficiários da Cooperativa que desejam parar de fumar. O programa tem duração de quatro meses, com encontros semanais ou quinzenais. Desde seu lançamento, o programa já atendeu mais de 200 clientes, sendo que, destes, mais de 75% pararam totalmente de fumar.

Inicialmente os participantes são submetidos a consultas individuais, que incluem exames clínicos e laboratoriais, para a criação de um plano de acompanhamento personalizado de cada caso. Em seguida, o Inspirar promove encontros em grupo, para troca de experiências e aprendizados entre os participantes e monitoramento da evolução de cada um por uma equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista, psicólogo, educador físico e enfermeiro. O programa também oferece gratuitamente os medicamentos que auxiliam no tratamento. 

“Sempre que identificamos alguma necessidade de acompanhamento mais próximo, a equipe multidisciplinar está totalmente disponível para consultas individuais. Apesar de as atividades em sua maioria serem em grupo, temos na verdade um tratamento e um monitoramento bem personalizado de atenção integral à saúde desses pacientes na busca por uma maior qualidade de vida”, explicou a médica responsável pelo 16º grupo do Inspirar, Dra. Anelise Vilela Matos.

Para conhecer e participar dos programas de medicina preventiva da Unimed Cuiabá, visite o site www.unimed.coop.br/web/cuiaba-viver-bem/ ou se informe pelo telefone (65) 3612-8779.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto