Nesta terça, o ouro para abril fechou com baixa de 1,49%, a US$ 2.918,80 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).
Dada a recuperação recorde do ouro no ano até o momento, os investidores financeiros especulativos poderiam ter tirado vantagem disso, construindo mais posições compradas, sugerem os analistas do Commerzbank.
"O aumento do preço está, portanto, sendo impulsionado por um número cada vez menor de participantes do mercado", acrescentam eles.
O banco alemão ainda diz que o fato de que a demanda física de ouro na Índia está aparentemente diminuindo drasticamente em função do nível recorde de preços deve ser motivo de reflexão.
O país foi o maior comprador de joias de ouro no ano passado e o segundo maior comprador de barras e moedas.
No radar do mercado, Trump reafirmou nesta segunda-feira que iria avançar com as tarifas sobre o Canadá e o México em março, após um atraso inicial de um mês.
As medidas tarifárias, se realmente concretizadas, podem aumentar a precificação de um risco mais acentuado, segundo o ING, o que pode eventualmente beneficiar o metal precioso em um futuro próximo.
*Com informações da Dow Jones Newswires
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.