Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019, 16h:49

Tamanho do texto A - A+

Com atrações nacionais, 14° Festa da Pamonha acontece em outubro e aquece economia

Por: REDAÇÃO

Mais uma das edições da maior festa do Sul de Mato Grosso está prestes a acontecer, e ela é a 14º Festa da Pamonha de Juscimeira. Desta vez, nos dias 4 e 5 de outubro, o Vale do São Lourenço vai tremer com as atrações das duplas do momento, Mario e Thizil para abrir o evento no dia 4 e Fred e Gustavo para fechar a grande noite do dia 5, que termina o festival, além deles, atrações regionais vão embalar os dias de comemoração com fartura de milho e suas mais variadas formas de preparação. A entrada, nas duas noites, será 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal, que serão destinados a famílias assistidas

Reprodução

Festa da Pamonha

Além das delícias artesanais, um parque de diversão e a 11ª Mostra de Artesanatos e Produtos da Agricultura Familiar estarão presentes. Tudo fica ainda mais bonito com expositores de cidades mato-grossenses presentes vendendo bordados, acessórios, tecidos e rendas das mais diversas estampas e representatividades locais.

Segundo o Secretário Municipal de Turismo de Juscimeira, Lucas França, na edição passada milhares de pessoas de todas as partes de Mato Grosso e de outros Estados passaram pela Festa da Pamonha, ao todo, mais de 30 mil populares estiveram presentes. “Neste ano, nossa expectativa é manter o mesmo nível e qualidade do evento, promovendo cultura, entretenimento e fomentando nosso turismo”, destacou o secretário.

A boa colheita de milho em Mato Grosso gera mais expectativas

No ano  de 2019, a colheita de milho na segunda safra em Mato Grosso alcançou na última semana 76,2% da área plantada da região, estimada em 4,741 milhões de hectares, de acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo estes dados, os trabalhos avançaram 14,07 pontos porcentuais e estão adiantados tanto em comparação a igual período do ano passado, quando tinham sido realizados em 49,8% das lavouras, quanto ante a média de cinco anos, de 51,6%. Por isso, a expetativa para Festa da Pamonha deste ano supera as anteriores, já que o ano parece promissor e produtivo, inclusive no mercado interno.

Economia local e turismo

Nas últimas edições, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, foram vendidas cerca de 10 mil pamonhas, mais de dois mil copos de caldo chica doida e cerca de 800 pedaços de bolos assados bem quentinhos, além dos mais de mil potes de cural e duas mil porções de bolo frito. As receitas são todas preparadas com milho verde, este ano, com a fartura do milho padronizado e de primeira qualidade – não será diferente.

A realização é da Prefeitura de Juscimeira, Instituto Case, AMC. O patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o apoio da Apoio da Assembléia Legislativa (emenda parlamentar deputado Max Russi Dilmar Dal Bosco e Allan Kardec), Nitrix e Cobra D'água.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto