Quarta-Feira, 20 de Março de 2019, 15h:47

Tamanho do texto A - A+

Amigos e familiares lamentam a morte do escritor José Corrêa de Almeida Lobo

Por: KHAYO RIBEIRO

Os amigos e familiares do escritor cuiabano José Corrêa de Almeida Lobo prestaram homenagens à memória do cronista, que morreu no domingo (17). No Facebook, a Entrelinha Editora dedicou uma nota de pesar a Lobo. Em coro, amigos e familiares também recorreram à plataforma online para relembrarem momentos que passaram com o artista e demonstrarem carinho à sua memória.

Reprodução

José Corrêa de Almeida Lobo

 Imagem de José Corrêa de Almeida Lobo autografando "Aterrado: crônica de um romance explícito"

“Mato Grosso perde um grande filho”, “Formidável, inesquecível José Corrêa de Almeida Lobo” e “Grande perda” foram apenas algumas das mensagens postadas na rede social.

Na nota de pesar da editora, a dramaturga Lúcia Palma rememora uma parcela das contribuições do escritor que, dentre outras ocupações, se dedicou à cadeira de educador e gestor público.

“Na efervescência dos anos 1970 e 1980, José Lobo era uma força silenciosa e firme. Juntamente com outros intelectuais, organizava, criava e dinamizava reuniões em Cuiabá para profundas discussões sobre antropologia, sociologia, literatura e cultura. O grupo debatia questões indígenas, agrárias, desterritorialização, direitos humanos... Em sua casa, ele criou um teatro de arena onde peças teatrais escritas por ele e outros autores eram ensaiadas por Glorinha Albues, Maria Benicio, Luiz Alves Corrêa, João Batista de Almeida, entre outros”, aponta Palma.

Sobre o Lobo

José Corrêa de Almeida Lobo nasceu em 14 de abril de 1930, em Cuiabá. Participou da Academia Militar das Agulhas Negras, além de odontólogo e historiador. Trabalhou na Secretaria de Estado de Planejamento de Mato Grosso e na Fundação de Pesquisas Rondon.

Pela Entrelinhas, publicou “Aterrado: crônica de um romance explícito”. Já pela Ebrasa, o escritor publicou “Lugar e Tempo” e “Duas Versões”.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei









ESTÚDIO HIPER
INFORME PUBLICITÁRIO GCOM - Combate à Dengue, Zika e Chikungunya em MT

INFORME PUBLICITÁRIO - Combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis

16º FESTIVAL DAS FLORES CUIABÁ 2019