Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2019, 16h:02

Tamanho do texto A - A+

Vídeo mostra momento em que garimpo é explodido no interior de MT

Por: KHAYO RIBEIRO

Um garimpo de Aripuanã (949 km de Cuiabá), desarticulado nesta segunda-feira (07), foi explodido pela ação da Polícia Federal. Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver o momento em que o empreendimento ilegal é destruído por bombas nesta terça-feira (08).

Divulgação

Garimpo explode Aripuanã

 Registro da explosão do garimpo

Na filmagem, que pode ser vista ao final da matéria, bombas são disparadas sucessivamente em parte da área do garimpo, a fim de que as estruturas fixadas para o trabalho ilegal fossem colocadas abaixo.

O vídeo foi gravado do alto, por meio de um drone, e capta toda a explosão da área. O registro tem cerca de três minutos, porém a ação das bombas dura menos de 30 segundos.

O garimpo

O garimpo foi alvo da segunda fase da Operação Trype, nesta segunda-feira (07). Fundado em 2018, o garimpo já havia sido alvo da primeira fase da operação. Em novembro do último ano, a polícia esteve no local e realizou a retirada de cerca de dois mil garimpeiros do local.

Contudo, com a deflagração da nova fase da operação, foi comprovado que o garimpo funcionava novamente de forma ativa, uma vez que outro grupo de cerca de dois mil trabalhadores foram expulsos do local.

Em resposta à ação da Polícia Federal, os garimpeiros protestaram na região central da cidade nesta terça-feira (08), a fim de terem seus maquinários e demais bens de volta, uma vez que os objetos foram apreendidos pelos agentes de segurança.

Reprodução

Garimpo Ilegal Aripuanã

 Imagem do garimpo em funcionamento

Situação de emergência

O município de Aripuanã declarou situação de emergência nesta terça-feira. O HNT/HiperNotícias entrou em contato com a prefeitura da cidade, que apontou que decreto veio após a situação de calamidade deflagrada após a operação.

“[O fechamento do garimpo] Gerou um problema social, os que vieram de fora, de outras cidades, não têm para onde ir. Agora, tem trabalhadores dormindo até no Parque de Exposições”, pontuou o Executivo municipal.

Resgate de animais

Antes de o garimpo ser explodido, a Polícia Federal realizou uma ação de resgate aos animais domésticos abandonados no garimpo. Isso se deve ao fato de que, com a desarticulação do empreendimento, muitos garimpeiros saíram do local e deixaram os animais.

No resgate, seis cães e dois gatos foram encontrados pelos policiais. Os animais foram a uma empresa especializada em acolhimento, onde receberam cuidados veterinários. Posteriormente, os animais serão colocados para doação.

Comovido com a situação, um policial federal adotou um cão que foi abandonado.

VEJA VÍDEO:

Leia mais:

Garimpo ilegal pode ter causado aumento de quase 300% em casos de malária

Governo Federal pode intervir nas ações da polícia em garimpo de Aripuanã

Credito: Polícia Federal
Credito: Polícia Federal
Credito: Polícia Federal
Credito: Polícia Federal
Credito: Polícia Federal
Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei