Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2012, 10h:11

Tamanho do texto A - A+

Projeto de jardinagem dá um colorido a mais em Cuiabá

As jardineiras enfeitadas estarão expostas nas rotatórias da cidade

Por: KARINE MIRANDA

Nada mais propício para comemorar o Dia da Árvore (21) e o início da primavera (22) do que a 1ª edição do projeto “Belo Jardim”. Idealizado pela Prefeitura de Cuiabá e lançado na manhã desta sexta-feira (21), o projeto pretende decorar as rotatórias de Cuiabá com arte customizada em sucata acompanhada de muitas flores e folhagens típicas da região, uma espécie de jardineira.

O Belo Jardim consiste no reaproveitamento da sucata de carros antigos que, trabalhados por renomados artistas plásticos, são usados como ornamentos para alegrar a cidade especialmente neste período tão seco que atinge a região, segundo Norma Galindo, esposa do prefeito Chico Galindo e idealizadora do projeto.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Projeto Belo Jardim implantará "jardineiras" nas rotarórias de Cuiabá

Ela explica que a intenção não é somente decorativa, mas também de reciclagem e preservação do meio ambiente, que juntos, promovem uma bela paisagem nos pontos em que os veículos são inseridos. “Nesse período de fumaça e seca, nada melhor que alimentar a alma das pessoas com arte e com este colorido vibrante que anima e atraem os olhares”, afirma.

O primeiro veículo decorado, um fusca, está instalado na rotatória da Avenida André Maggi, próximo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que também receberá o plantio de mudas Palmaceae, uma espécie de palmeira.

O local foi escolhido por ser um ponto bem visto por quem transita pelo região do Centro Político Administrativo. “Escolhemos esse local por ser um espaço bem movimento em que a vegetação do entorno é muito pobre, sem árvores e sem sombra, mas com o projeto tudo vai mudar”, explica Norma.

A jardineira foi pintada pelo artista plástico Victor Hugo que demorou apenas um dia para fazer a pintura, considerada por ele como arte. “Isso aqui não é só um projeto de jardinagem. Isso aqui é arte viva e que pode ser apreciada e cuidada por todos”, afirma o artista.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Artista Plástico Victor Hugo é autor do primeiro veículo "jardineira" exposto na rotátoria da Assembleia Legislativa

Ele ressalta, ainda, que a maior importância do projeto não é só decorar, alegrar e preservar, mas também dar o exemplo de que simples ações podem mudar a realidade de quem se propõe a fazer diferente.

“Nós mesmos podemos fazer isso em casa, com garrafas pets, com latinhas e várias outras coisas que jogaríamos fora. Mas isso pode virar arte, e o melhor, uma arte de preservação do verde, da nossa Cidade Verde”, assegura.

Além do fusca, são mais outros cinco veículos, sendo eles, uma Kombi, Saveiro e Del Rey e outros dois fuscas espalhados pelas rotatórias da cidade. Com pinturas dos artistas plásticos Adir Sodré e João Sebatião, as “jardineiras” estarão expostas na região da Ponte Nova, Jardim Itália e Avenida das Torres, por exemplo.

O responsável pela instalação das jardineiras será a Secretária de Serviços Urbanos que também realizará a manutenção e cuidados com as mudas e espécies cultivadas.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Além do fusca, são mais outros cinco veículos, sendo eles, uma Kombi, Saveiro e Del Rey e outros dois fuscas espalhados pelas rotatórias da cidade

O Belo Jardim é uma extensão do projeto Valorizando Vidas e dura até dezembro. A expectativa é de que até lá sejam cultivadas 25 mil mudas em vários pontos da cidade. Vale ressaltar que as mudas são doadas, assim como o trabalho dos artistas plásticos é voluntário.

“Com o projeto, queremos convidar a população para transformar a casa dela, o bairro, o local de trabalho e tudo que for possível em um belo jardim. Plantas, flores e cores só fazem bem e dão outra cara aos lugares em que são colocados. É isso que estamos fazendo, mudando a cara de Cuiabá”, finaliza Norma Galindo.

Credito: Marcos Lopes/HiperNotícias
Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto




2 Comentários

Juliana A D - 22/09/2012

Nada contra o artista plastico que fez a decoração,mas vamos combinar,que COISA DE MAL GOSTO VIU!!!! nem se que plantaram as plantas.Se pararmos pra pensar essas plantas devem ter sido caras.Se queremos ver nossa Cauiabá bonita deve-se investir em algo permanemte não em fuscas pintados ou VAZINHOS DE PLANTA,que nada tem haver com a nossa cidade.

Lucelio Costa - 21/09/2012

JÁ ERA HORA DE SE TOMAR UMA BOA ATITUDE, CUIABÁ É COM CERTEZA UMAS DAS MAIS ABANDONADAS EM RELAÇÃO AOS SEUS JARDINS E PRAÇAS. ESPERAMDO QUE NÃO SEJA PASSAGEIRA ESTAS BOAS IDÉIAS.

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA