Domingo, 23 de Junho de 2019, 16h:00

Tamanho do texto A - A+

Profissionais da Atenção Básica participam de fórum sobre vacinas em gestantes

Evento será realizado nesta segunda (24), no Hotel Gran Odara

Por: REDAÇÃO

Cerca de 300 profissionais da saúde da Atenção Básica, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde participam nesta segunda-feira (24) do "Fórum Vacinas na Gestante". O evento, que está sendo promovido por um laboratório que atende ao Ministério da Saúde, contemplará duas turmas: uma das 8h às 10h e a outra das 13h às 15, no hotel Gran Odara.

Divulgação

F?rum vacina contra gestantes


O objetivo do Fórum é promover uma capacitação dos profissionais que atuam no pré-natal e nas salas de vacinação da Atenção Básica da saúde pública, com ênfase no calendário vacinal da gestante que é oferecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Uma das vacinas abordadas será a dTpa, que previne contra difteria, tétano e coqueluche.

De acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) em 2018 a cobertura vacinal contra a coqueluche em gestantes chegou a apenas 59%. A coqueluche é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que compromete o aparelho respiratório humano. Ela é transmitida facilmente de pessoa para pessoa e os bebês de até seis meses de idade, que ainda não completaram o esquema primário de vacinação com DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche) são mais suscetíveis à doença. A vacina contra coqueluche (dTpa) é gratuita para as gestantes nos postos de saúde e deve ser tomada a cada gestação.

Para o Coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira este fórum será uma importante fonte de conhecimento para os profissionais da Atenção Básica que têm contato com as gestantes. “Mobilizamos 300 profissionais para participar desta atualização sobre a vacina dTpa, que é uma das principais do calendário vacinal das mulheres que estão realizando o pré-natal”, comentou.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei