Segunda-Feira, 10 de Junho de 2019, 16h:12

Tamanho do texto A - A+

Professores da Unemat e servidores do Detran aderem à greve geral convocada pelas Centrais Sindicais

Por: FERNANDA ESCOUTO

Professores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), vão aderir à greve geral que vai acontecer na próxima sexta-feira (14). A pauta central tem a defesa do direito de aposentadoria e o repúdio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, da Reforma da Previdência.

Reprodução

Unemat


A decisão foi deliberada na última semana, durante Assembleia Geral Extraordinária, convocada pela Associação do Docentes da Unemat (Adunemat) para todos os Campis da universidade em Mato Grosso.

Para a presidente da Adunemat, Sílvia Nunes, o motivo da greve geral é lutar contra a Reforma da Previdência. Segundo ela, a luta também é pela educação pública e gratuita que vem sendo realizada pelos governos federal e estadual.

“Esse dia de greve é muito importante para mostrarmos ao governo federal, em específico, que conseguimos constituir uma greve unificada entre as centrais sindicais, entidades estudantis e movimentos sociais para lutar contra esses ataques a aposentadoria e a educação”, pontua.

Além da adesão ao movimento do dia 14 de junho, a assembleia teve como pontos de pauta o Reajuste Anual Geral (RGA) 2019, MTPREV e reivindicações dos professores da Unemat ao Governo do Estado.

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também decidiram aderir à greve geral contra a Reforma da Previdência. A decisão de participar da paralisação unificada veio após Assembleia Geral da categoria, no último dia 6.

“A Reforma da Previdência representa o desmonte da previdência no Brasil e atinge a todos os trabalhadores. Em todas as regiões do país as mais diversas categorias já decidiram que vão paralisar suas atividades. Dia 14 é dia de ir pra rua defendermos a nossa aposentadoria e o conjunto de nossos direitos”, comenta Daiane Renner presidente do Sinetran-MT.

(Com Assessoria)

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto