A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), concluiu na quarta-feira (23) uma grande operação de limpeza no ecoponto localizado no bairro CPA IV. Ao todo, foram retiradas cerca de mil toneladas de resíduos sólidos, transportadas em mais de cem caminhões-caçamba ao longo de sete dias de trabalho intenso.
A ação integra as estratégias da gestão municipal para combater o descarte inadequado de resíduos em espaços públicos e enfrentar crimes ambientais. No local, foram encontrados diversos tipos de materiais irregulares, como entulhos, restos de poda, pilhas, baterias, eletrodomésticos, garrafas PET, latas, pneus, além de móveis velhos, peças de veículos, aros de bicicleta e bags utilizados para ensacar areia e cascalho. Também foi recolhido lixo doméstico, cujo destino correto é a coleta regular porta a porta.
De acordo com a Limpurb, o ecoponto do CPA IV é considerado um dos 50 pontos críticos de descarte ilegal mapeados na capital, com histórico de reincidência e até registros de aplicação de multas a infratores.
A fiscalização é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Limpurb, com base na Lei Complementar nº 4/1992, que prevê multas a partir de R$ 818,90 para quem for flagrado descartando lixo em locais proibidos, como vias públicas, terrenos baldios, rios, praças e demais áreas não edificadas.
Para evitar novas ocorrências, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza caminhões para o recolhimento de objetos inservíveis, garantindo a destinação correta dos materiais ao aterro sanitário. Itens em bom estado são encaminhados a cooperativas de reciclagem. O serviço pode ser agendado pelos telefones (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.