Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 17h:01

Tamanho do texto A - A+

Por conta do calor, escolas de MT devem suspender aulas com atividade física

Por: KHAYO RIBEIRO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recomendou às escolas do Estado para suspenderem as aulas que requerem esforços físicos. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá afirmou que não está descartada a possibilidade de mudança no horário de funcionamento ou, até mesmo, de suspensão desse tipo de aula.

Kácio Henrique/Pref. Nova Mutum

Jogos Escolares etapa Água Boa

 Imagem ilustrativa

O tempo seco típico do segundo semestre do ano tem sido agravado em detrimento do aumento de número de focos de calor em Mato Grosso. As diversas ocorrências de queimadas no estado colocaram Mato Grosso em situação de calamidade pública.

Conforme as orientações da Seduc, as escolas devem oferecer comidas leves para os alunos. Além disso, as recomendações sugerem que as unidades escolares suspendam atividades físicas ao ar livre entre às 10h e às 17h – substituindo estas aulas por jogos de mesa, leituras e pesquisas.

A Secretaria Municipal de Educação disse que já vinha orientando as unidades sobre os cuidados durante o período de baixa umidade e reforçará esse trabalho. Tais medidas serão legitimadas por meio de um Decreto Municipal e avisadas com antecedência aos representantes das unidades de ensino e pais dos alunos.

Decretos de calamidade pública

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou um decreto que coloca o Estado de Mato Grosso em situação de emergência em decorrência do aumento de registro de queimadas, do tempo seco e da baixa possibilidade de chuvas para os próximos dias. O documento foi publicado na manhã desta terça-feira (10), no Diário Oficial.

No âmbito municipal, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro deve emitir um decreto que pode conter medidas referentes à abordagem das escolas nas aulas que requerem esforço físico. O documento deve ser publicado nesta quinta-feira (12).

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei



Últimas Notícias