Terça-Feira, 09 de Abril de 2019, 08h:29

Tamanho do texto A - A+

Pesquisa aponta que Cuiabá Esporte Clube tem a maior torcida na Capital

Por: LUIS VINICIUS

SELO1_HIPER

Fundado em 12 de dezembro de 2001 e prestes a completar 18 anos, o Cuiabá Esporte Clube já é o time preferido dos torcedores na Capital mato-grossense. Os dados foram retirados do levantamento Alma Cuiabana, realizado pela KGM Pesquisas especialmente para o aniversário de 300 anos de Cuiabá.

cuiaba esporte clube.jpg

 

O “Dourado”, como é conhecido carinhosamente entre os torcedores, foi apontado como o time preferido por 21,5% dos entrevistados. O número é 1,2% maior que o do Mixto Esporte Clube, clube mais tradicional da Capital. O “Tigrão da Vargas” foi escolhido por 20,3% das pessoas ouvidas. Logo em seguida, aparece o Operário com 7% do público.

O Palmeiras do Porto com 5% é o quarto da lista, seguido por Dom Bosco, com 4% e por fim, Luverdense, de Lucas do Rio Verde, com 3%. A pesquisa apontou que 41% dos entrevistados disseram não ter nenhum time do coração em Mato Grosso.

Sendo considerado um dos caçulas do futebol mato-grossense, o Cuiabá Esporte Clube é o único time do Estado na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O Dourado é atualmente tricampeão estadual (2016, 2017 e 2018) e vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro. Na final do ano passado, o time cuiabano perdeu a decisão para o Operário de Ponta Grossa (PR), na Arena Pantanal.

Fundado na década passada, o Cuiabá Esporte Clube foi um centro de treinamentos com enfoque em categorias de base chamado "Escolinha do Gaúcho", em referência ao ex-jogador e fundador Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho. Além disso, até o ano de 2003 o time competiu apenas em campeonatos amadores do Mato Grosso. Nesse mesmo ano, houve a alteração do nome e a estreia no campeonato estadual. Nos primeiros anos como time profissional, o Cuiabá foi bicampeão mato-grossense (2003 e 2004) e estreou na Série C do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil em 2004.

time local.jpg

 Pesquisa aponta que Cuiabá Esporte Clube é o time com mais torcida

Entre os anos de 2007 e 2008 o Cuiabá Esporte Clube passou por um período de licenciamento, sendo uma das principais razões para isso o fator financeiro do time na época. Nesse mesmo período a sociedade entre Gaúcho e os irmãos Nepomuceno foi desfeita. No ano de 2009, o Cuiabá foi vendido à família Dresch, proprietária da "Drebor Borrachas Ltda", indústria com sede em Cuiabá e principal patrocinadora do time desde sua criação.

O vice presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, acredita que esse aumento da torcida se deve ao resultado do time nos últimos 10 anos.

“Acho que é em função dos resultados que o Cuiabá conseguiu nos últimos 10 anos. Desde 2009, quando assumimos o clube, disputamos nove campeonatos estaduais da 1ª divisão. Chegamos em sete finais e ganhamos seis títulos. Em 2015, o clube teve uma grande conquista nacional, que foi a Copa Verde. O Ponto máximo foi o acesso em 2018 à Série B do Campeonato Brasileiro, levando grandes públicos nas finais, inclusive na decisão da Série C, com um público de 43 mil pessoas, o recorde da Arena Pantanal”.

A KGM Pesquisas ouviu 400 pessoas, sendo 211 mulheres e 189 homens. Os entrevistados têm entre 16 e 60 anos, 51% possuem ensino médio completo, 24,5% tem curso superior e 23,8% apenas o ensino fundamental.

Segundo a tabela, 53,8% dos entrevistados nasceram em Cuiabá, 23,3% vieram de outras cidades de Mato Grosso e os demais de outros estados brasileiros.

 

Avalie esta matéria: Gostei +8 | Não gostei - 54



6 Comentários

Ronaldo Pacheco - 12/04/2019

É certo que o Cuiabá avançou muito, principalmente pelas conquistas, mas considero improvável que tenha a maior torcida, como bem frisa acima o jornalista Orlando de Oliveira Antunes, presidente da Associação mato-Grossense dos Cronistas Esportivos (AMACE). Historicamente, o Operário de Várzea Grande sempre teve uma torcida 60% ou 70% menor que a do Mixto, dentro do território da Capital de Mato Grosso. Ou seja, no município de Cuiabá, onde foi feita a pesquisa. Isso até mesmo após o advento do Cuiabá Esporte Clube, em pesquisa Gazeta Dados de 2010 mais ou menos, apontava o Mixto, seguido pelo Operário. Todavia, o Chicote da Fronteira sempre teve em torno de 70% da paixão da galera em Várzea Grande e municípios sob sua influência, como Poconé, Jangada, Livramento, Rosário e Nobres, entre outros (municípios não pesquisados pela KGM).

Junior Dourado - 10/04/2019

A pesquisa aponta um supercrescimento da torcida Cuiabanista, isso é normal, pois o Cuiabá está em evidencia no futebol de MT, a tendência é crescer ainda mais, só cego não vê esse crescimento ou os rivais com dor de cotovelo, a grande torcida do mixto e operário se acomodaram ou morreram, a tendência é o Cuiabá ter a maior torcida do estado com grande vantagem pra segunda colocada.

Cleyton - 10/04/2019

Apesar de ser colorado (União e.c) mas acho que essa matéria também tem o intuito maior é de captar mais torcedores para o Cuiabá. Nunca que passará o Mixto aí na capital, pois a opção do time já vem de Avô para Filho e Neto, já de muitas décadas.

orlando antunes - 10/04/2019

Maior torcida é a do Mixto. Atualmente nos estádios, a maior é realmente do Cuiabá , até pelas sequentes conquistas. Porém , o Mixto ainda tem o maior numero de torcedores.

Júnior mixtense - 09/04/2019

Sinceramente não acredito nessa pesquisa. Acho que ainda é cedo para o Cuiabá passar o Mixto Esporte Clube.

Lucio - 09/04/2019

Não há a mínima possibilidade de levar em consideração essa reportagem, tendo em vista que os resultados apresentados são surreais ou houve equívoco com plano amostral pouco abrangente dos bairros da grande Cuiabá, a torcida do time do Cuiabá tem números inferiores respectivamente que a do Mixto e do operário...com certeza!! Nota da Redação: O choro de torcedor é livre!

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA







Mais Comentadas



ESTÚDIO HIPER
Carlinhos Maia doa carro novo a desconhecido

Em depoimento Neymar diz que cedo ou tarde a verdade aparece

Brasileiro de 84 anos dá um show em programa americano