A Prefeitura de Cuiabá realizará um mutirão de combate à dengue no bairro Pedra 90, na região sul da capital, nos dias 29 e 30 de março. A ação contará com mais de 800 servidores, incluindo profissionais de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores municipais e apoio da Polícia Militar, com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em uma das áreas mais afetadas pela doença.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), o bairro Pedra 90 apresenta o maior número de casos de dengue na cidade, além de mais de 5 mil imóveis com possíveis focos de proliferação do mosquito. “Essa é uma ação necessária para reduzir o número de casos e eliminar criadouros. Precisamos do apoio da população para permitir o acesso dos agentes às residências e seguir as orientações de combate à dengue”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Zoonoses.
O mutirão contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, que reforçou a importância do engajamento da população. “Estamos empenhados em intensificar o combate à dengue e, para isso, precisamos do envolvimento de todos. Além do trabalho dos nossos agentes, é essencial que cada morador faça sua parte, eliminando água parada e cuidando do seu quintal”, destacou o prefeito.
A Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, disponibilizou transporte público gratuito para os profissionais que atuarão no mutirão, garantindo maior efetividade na ação ao facilitar o deslocamento dos agentes de outras regiões até o Pedra 90.
Além da mobilização para o combate ao mosquito, as duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro estarão abertas durante o fim de semana para atender a população, oferecendo serviços como vacinação, atendimento médico, dispensação de medicamentos na farmácia e atendimentos espontâneos.
A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, destacou que este será o maior mutirão de combate à dengue realizado em 2025 na capital. “Estamos unindo esforços para uma grande mobilização. Com mais de 300 agentes envolvidos, vamos intensificar as visitas domiciliares, eliminação de criadouros e conscientização da população. O Pedra 90 precisa dessa força-tarefa para reduzir os índices da doença”, afirmou.
A Prefeitura reforça o pedido para que a população colabore, permitindo o acesso dos agentes em suas residências e adotando medidas preventivas contra o Aedes aegypti. O mutirão começará às 7h da manhã e seguirá durante todo o período da manhã no sábado e domingo.
INFORMAÇÕES
O que: Grande Mutirão contra a Dengue
Quando: Dias 29 e 30 de março
Onde: Bairro Pedra 90
Horário: A partir das 7h
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.