Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 10h:12

Tamanho do texto A - A+

Mato Grosso registra o quinto tremor de terra desde o início do ano

Por: KHAYO RIBEIRO

Os dados do Observatório Sismológico (Obsis), vinculado à Universidade Nacional de Brasília (UNB), apontam que o Estado de Mato Grosso já sofreu quatro abalos sísmicos desde o início do ano de 2019. As informações do relatório diário do observatório apontam, ainda, que os tremores de terra atingiram os municípios de Porto dos Gaúchos, Brasnorte, Nova Lacerda e Pedra Preta.

Reprodução

Gráfico terremoto, abalo sísmico, tremor de terra

 Imagem ilustrativa

Conforme o levantamento do Obsis, em 20 de janeiro a cidade de Porto dos Gaúchos (650 Km de Cuiabá) sofreu com o primeiro abalo. Na ocasião, as três estações que captaram o tremor registraram o abalo com 2,33 graus de magnitude na escala Richter.

O município de Brasnorte (585 Km da Capital) registrou dois tremores de terra consecutivos. O primeiro data do dia dez de março - tendo sido verificado por sete estações foi classificado com 2.5 graus de magnitude. O segundo, registrado no dia 31 do mesmo mês, foi captado por quatro estações e foi classificado com 2.2 graus na escala adotada.

Abril ainda não chegou ao fim e já foram verificados dois abalos no Estado. O primeiro, na cidade de Nova Lacerda (541 Km de Cuiabá), foi captado por quatro estações e alcançou os 2.2 graus de magnitude. Já o segundo, verificado em Pedra Preta (244 Km da Capital), foi captado por cinco estações e alcançou os 1.9 graus na escala Richter.

“A menos que revisada por um geofísico, as localizações dos terremotos aqui apresentadas podem conter erros significativos! Mesmo depois de revisadas, soluções apresentadas por diferentes instituições podem apresentar pequenas variações de localização e magnitude”, alerta o portal da Obsis quanto à localização exata do tremor.

A Defesa Civil aponta que abalos de até 3.5 graus não causam danos às estruturas físicas das construções.

Credito: Reprodução
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas



ESTÚDIO HIPER
Prefeitura de VG - Aniversário de Várzea Grande 152 anos

Bolsonaro mostra ao SBT cicatrizes de cirurgia após levar facada

Programa Palavra Literária | 01 | Caio Ribeiro