Sábado, 24 de Agosto de 2019, 11h:10

Tamanho do texto A - A+

Mato Grosso registra maior número de focos de calor em 10 anos

Por: KHAYO RIBEIRO

De janeiro a agosto, o estado de Mato Grosso registrou 12.990 ocorrências de focos de calor. O valor supera a média do estado nos últimos dez anos, que é de 9.102 casos. O comparativo histórico compõe o Informativo de Incêndios Florestais, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública.

William Tessaro/Portal Campo Novo

Queimada MT

 

No balanço, Mato Grosso ocupa o primeiro lugar dos estados da Amazônia Legal quando o tema é número absoluto de focos de calor. Mais de cinco mil ocorrências separam a liderança de Mato Grosso do segundo lugar no ranking, o estado do Pará (7.737 casos).

Apesar de os focos de calor não representarem necessariamente um índice de queimada ou ainda de incêndio florestal, o alto valor, que foge a média histórica, preocupa pelo grande volume de registros em curto intervalo de tempo.

Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso divulgou, na segunda-feira (19), dados de que 651 focos foram registrados apenas entre os dias 16 e 18 deste mês.

“Apenas na área atendida pelo Comando Regional 1 (Cuiabá, Várzea Grande e Baixada Cuiabana) foram atendidas 38 ocorrências de incêndio em terreno urbano no fim de semana”, aponta a comunicação dos militares.

De acordo com o balanço, o estado registrou um aumento superior a 80% no registro de ocorrências entre 2019 e 2018, variando de 7.145 a 12.990 notificações.

Credito: Divulgação
Credito: Divulgação
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei