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Cidades Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019, 09:17 - A | A

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Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019, 09h:17 - A | A

MERCADO

Indicadores de performance ajudam a avaliar o trabalho dos promotores de vendas

DA ASSESSORIA

O uso da tecnologia é essencial para acompanhar os indicadores de performance dos promotores, além de outros indicadores essenciais para a gestão de trade marketing. Veja tudo neste artigo!

 

Reprodução

Promotor de vendas

Foto ilustrativa

Aumentar o volume de vendas e atrair a atenção do shopper no PDV são apenas dois dos principais desafios da gestão de trade marketing. No entanto, apesar de muito esforço e dedicação, vários líderes não conseguem atingi-los. Boa parte dessa dificuldade existe pelo fato de gestores não estabelecerem indicadores de desempenho que estejam claros para os promotores e ignorarem a importância de uma comunicação constante.

 

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais indicadores que têm como objetivo medir a eficiência dos promotores. Falaremos, também, sobre como um programa de trade marketing pode ajudar nessa questão. 

 

Indicadores de desempenho

 

Existem alguns indicadores na gestão de trade marketing que avaliam de maneira mais eficiente o desempenho dos promotores em campo. Veja os principais:

  • quantidade de horas necessárias na execução de cada tarefa;

  • atividades planejadas versus executadas;

  • quantidade de visitas feitas em determinado período;

  • tempo médio de duração das visitas;

  • efetividade das visitas;

  • assiduidade na alimentação de dados no sistema;

  • cumprimento do roteiro diário, entre outros.

 

Dessa forma, a gestão de trade marketing consegue gerenciar melhor a equipe em campo, além de garantir que as estratégias traçadas estão sendo executadas e reduzir custos.

 

Um importante indicador para a análise de performance dos promotores é referente à visitação nos PDVs, ruptura da gôndola e monitoramento de preço da concorrência. Falaremos mais sobre eles a seguir. Acompanhe! 

 

Visitação

 

Os promotores são os responsáveis por executar, em campo, todas as estratégias traçadas pelos gestores de trade marketing. Portanto, o indicador visitação pode parecer básico, mas é essencial para garantir a operação.

 

Com um indicador de visitação, a gestão de trade marketing consegue mensurar a produtividade da equipe, saber quais são os profissionais que estão seguindo o roteiro e aqueles que precisam ser alertados sobre a mudança de comportamento. Com isso, é possível garantir que todo o mapeamento de PDVs seja cumprido conforme o planejado. 

 

Ruptura de gôndola

 

Analisar os pontos de ruptura de gôndola é essencial para assegurar a eficiência das estratégias de trade marketing. Isso porque a falta do produto na prateleira pode causar um efeito negativo e comprometer os resultados de vendas.

 

Nesse sentido, o promotor tem um papel fundamental no abastecimento da gôndola e de pontos extras. Assim, a sua proatividade é essencial na resolução de falhas e antecipação de demandas.

 

Logo, é necessário criar metas para que promotores reduzam índices de ruptura. Observar os resultados dessas ações é essencial.

 

Preço e monitoramento da concorrência

 

A pesquisa de preço é outra métrica fundamental para as ações de trade marketing. É uma tarefa que depende diretamente das atividades desempenhadas pelo promotor no PDV. Esse trabalho é feito a partir da comparação de produtos e preços, considerando os principais concorrentes (diretos e indiretos) e líderes de mercado, sempre de acordo com a categoria da mercadoria.

 

Com esses dados alimentados corretamente no sistema, a gestão de trade marketing consegue monitorar tendências e saber de forma exata quais são seus concorrentes. Portanto, é fundamental incluir o monitoramento de preço nos indicadores de performance da equipe de promotores. 

 

Como um app de trade marketing pode ajudar

 

O uso da tecnologia é essencial no acompanhamento dos indicadores de performance dos promotores, além de outras métricas essenciais para os profissionais de trade marketing como: controle de estoque, monitoramento da concorrência, acompanhamento das ações em tempo real, entre outras.

 

É fundamental contar com a ajuda de um app de trade marketing durante a realização dessas atividades. Um software especializado consegue coletar informações precisas sobre o local em que o promotor se encontra (utilizando o recurso de geolocalização), verificar se a tarefa foi ou não executada e fazer o acompanhamento das visitas diariamente.

 

Nesse cenário, um sistema é essencial para verificar os indicadores de desempenho dos promotores e também ter acesso a informações coletadas pela equipe em campo, que serão extremamente importantes no processo de decisão.

 

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