Sábado, 19 de Outubro de 2019, 08h:42

Tamanho do texto A - A+

Elefanta Ramba chega a santuário de Chapada dos Guimarães

Por: KHAYO RIBEIRO

A elefanta Ramba, de 53 anos, chegou ao santuário localizado no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), nesta sexta-feira (18). Com 3,6 toneladas, o animal de grande porte chegou a Mato Grosso após realizar uma viagem de 3,6 mil km.

Reprodução

Elefanta Ramba


A transferência de Ramba é resultado de uma parceria de vários anos entre o Global Sanctuary for Elephants (GSE), da organização Ecópolis do Chile e da Associação Santuário de Elefante do Brasil. A elefanta Ramba ficará na companhia de Maia e Rana (as duas anfitriãs do Santuário).

Após ser vítima de maus tratos por 30 anos em um circo, Ramba deve encontrar no santuário a liberdade necessária para viver suas próximas décadas de vida.

Ela foi comprada em 1980 na Argentina. No final dos anos 80, começou a se apresentar em vários circos, onde vivia acorrentada e forçada a obedecer ordens e a participar de apresentações no picadeiro. Chegou ao Chile em 1995, e foi confiscada pelo Serviço Agrícola e Pecuário do Chile por questões relacionadas a abusos, maus tratos e posse ilegal de animais.

Em 2012, a ONG Chilena Ecópolis, soube que Ramba estava na cidade com o circo e, após o impacto da triste situação em que se encontrava, começou uma campanha para seu resgate. Somente por ordem judicial, Ramba foi removida do circo e levada ao Parque Safári Rancágua onde permaneceu em um pequeno celeiro. Todavia não se adaptou ao rigoroso inverno chileno e com o solitário habitat.

Em vídeos postados no Instagram do @elefantesbrasil é possível ver toda a viagem de Ramba até Mato Grosso.

Confira imagens e vídeos sobre o transporte da elefanta AQUI

ramba

 

Credito: Reprodução/Instagran Oficial
Credito: Reprodução/Instagran Oficial
Credito: Reprodução/Instagran Oficial
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas