Um dentista foi preso em flagrante na última sexta-feira (21) após uma fiscalização da concessionária de energia de Mato Grosso, que descobriu uma fraude em sua clínica e laboratório odontológico, em Várzea Grande. O responsável foi detido após o uso de um dispositivo digital para manipular o medidor de energia elétrica.
A clínica, localizada na região central de Várzea Grande, estava sendo monitorada devido ao consumo suspeito de energia. Durante a fiscalização, o perito da Politec constatou que o medidor foi adulterado com um dispositivo digital, que alterava o valor da fatura na hora da medição. O equipamento foi encontrado no local, na presença do dentista e seu advogado.
O dentista foi levado para a delegacia de roubos e furtos da cidade, onde responderá por estelionato, conforme o artigo 171 do Código Penal.
Maria Luísa Santos, analista de perdas da Energisa Mato Grosso, destacou o avanço das tecnologias de monitoramento: "Estamos investindo em Inteligência Artificial, treinamento de profissionais e equipamentos para garantir que todos os responsáveis por esses crimes sejam identificados."
Fraudes e furtos de energia causam uma perda de R$ 15 milhões por mês em arrecadação de impostos em Mato Grosso. O prejuízo é repassado para os consumidores, que acabam pagando pela energia consumida de forma ilegal.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.