Cuiabá se prepara para um grande mutirão de limpeza no dia 8 de abril, em comemoração aos 306 anos da capital. A ação, que envolverá servidores municipais, vereadores, entidades e apoiadores, abrangerá 50 bairros, 45 praças, 16 áreas de descarte irregular, córregos, áreas verdes e unidades de saúde, com o objetivo de combater o avanço de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
A iniciativa, determinada pelo prefeito Abilio Brunini, prioriza a limpeza da cidade em vez de shows festivos, devido aos decretos de Calamidade Financeira e de Emergência em Saúde.
Os bairros a serem atendidos foram selecionados com base em um relatório da Secretaria de Saúde que aponta as áreas com maior incidência de dengue e chikungunya.
O mutirão ocorrerá das 7h às 16h, com encerramento no Parque das Águas. A ação contará com o suporte de oito pás-carregadeiras, quatro retroescavadeiras, 18 caminhões-caçamba, 12 tratores e uma retroescavadeira hidráulica.
A expectativa é de que sejam removidas aproximadamente 2,7 mil toneladas de resíduos. Além da limpeza, alunos da rede municipal realizarão o plantio de mudas, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano promoverá a doação de mudas frutíferas na Praça Oito de Abril.
A orientação à população que desejar participar do mutirão é de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como sapato fechado, calça, camiseta de manga longa, chapéu, óculos de proteção e protetor solar. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros garantirão a segurança e o suporte aos participantes.
Todas as secretarias do Executivo Municipal estarão envolvidas na ação, sob a coordenação do secretário de Cultura, Johnny Everson, e de uma comissão organizadora. O mutirão conta com o apoio de 28 entidades e parceiros.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.