Sábado, 18 de Maio de 2019, 17h:00

Tamanho do texto A - A+

Cuiabá celebra neste domingo o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

O evento é organizado pela SES e o tema é "Um pouco que você doa é muito para quem precisa"

Por: THAYLLA MAIZA

Reprodução

aleitamento


Neste domingo, 19 de maio, Cuiabá participa das comemorações pelo Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O evento, programado para acontecer no Parque Mãe Bonifácia, é uma realização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e tem o tema 
''Um pouco que você doa é muito para quem precisa'.

São parceiros do evento grupos de apoio às mães de Cuiabá, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o Centro de Referência Estadual de Banco de Leite Humano do Hospital Geral, o Banco de Coleta de Leite Humano do Hospital Universitário Júlio Muller, e também postos de coleta do Hospital Santa Helena e do Hospital Infantil e Maternidade Femina.

A celebração tem como iniciativa lembrar da importância dos bancos, que além da coleta e visitas às casas para realizar as coletas, também é processado e analisado. O banco de coletas leva as mães orientações sobre o leite, como ser doadora e também orientam mães com pouco leite, e como elas podem fazer a doação. Para ser doadora, basta entrar em contato com os bancos, tirar suas dúvidas e agendar uma visita. Para a mãe que não é doadora e precisa de orientação, pode ir pessoalmente ao banco para esclarecer dúvidas. A coleta domiciliar é feita somente com doadoras cadastradas, que também podem estar indo ao banco de coleta.

Josemara é fundadora do grupo Supermães, que possui atualmente 195 mães auxiliando da gestação à criação. ‘’A ação estadual incentiva a promover o aleitamento. Todo o mês ocorre um encontro, com temas diferentes e sempre que conseguimos parcerias trazemos pessoas que podem auxiliar sobre a gestação e criação dos filhos, além do mamaço com todas mães presentes’’, explica Josemara.

Outra participante do grupo Supermães é Celly Silva, que tem uma filha, Laura, de 3 meses e meio. Ela conta que participar do grupo é gratificante para as novas mamães tirar todas as duvidas sobre a maternidade, amamentação e sobre a criação do filho. Sua filha é alimentada exclusivamente com leite materno.

Divulgação

Dia Mundial de Doa??o de Leite Humano

 

''O bebê, quando ele mama pelo menos 6 meses no peito da mãe, é muito mais saudável do que aqueles bebês que já fazem introdução alimentar antes do tempo. O leite materno é a vacina natural necessária para o bebê e, por isso, faremos o mamaço no evento de domingo. Minha bebê nunca ficou doente, ela é forte e está crescendo acima da média, ela é uma bebê muito saudável, graças a amamentaçao exclusiva do peito da mãe'', diz Celly silva.

O evento no Parque Mãe Bonifácia inicia às 8h e tem encerramento previsto para as 11h, com um lanche. Durante o evento serão recolhidos recipientes de vidro doados pelas mães e visitantes, que são utilizados para armazenar o leite doado pelas mães. A porgramação inclui, também, atividades de dança com mães e seus bebês, apresentação do Coral do Tribunal de Contas do Estado (TCE), relatos de mães que são doadoras e já foram, entre outras ações. 

 

PROGRAMAÇÃO DIA MUNDIAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 

DATA:19/05 LOCAL: PARQUE MÂE BONIFÁCIA

-07:30: Concentração dos participantes

-08:00: Abertura com apresentação cultural do Coral do TCE

-Relatos de mães

-8:30: Mamaço

-9:00 à 11:00: lanche compartilhado e atividades diversas: pintura de barriga, dança circular com mães e babys, orientações banco de leite

Obs.: durante o evento serão recolhidos recipientes de vidro para o banco de leite. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto




Últimas Notícias