Quinta-Feira, 14 de Março de 2019, 10h:47

Tamanho do texto A - A+

Coletivo de cinema negro exibirá curtas em memória de Marielle Franco

Por: KHAYO RIBEIRO

O Coletivo de cinema negro Quariterê exibirá, a partir dessa quinta-feira (14), uma rodada de curtas para rememorar e discutir um ano do assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL. Ao todo, quatro obras serão exibidas no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com entrada gratuita, a sessão exibirá filmes produzidos por mulheres negras.

Reprodução

marielle franco

 

Ao HiperNotícias, Maria Flô, uma das integrantes do coletivo, contou que a sessão será mediada por participantes do Quariterê e um convidado especial egresso do curso de Direito.

Ela adianta que encontros como esse, com temática específica, serão realizados de forma constante – uma vez que o coletivo tem planos de fomentar diversas outras discussões: “Já havíamos pensado no projeto antes, inclusive, para o mês de maio a gente comentou sobre a possibilidade de trabalhar o ‘Mães de Maio’”.

No encontro, serão exibidos os seguintes curtas: "Tia Ciata", produzido por Mariana Campos e Raquel Beatriz (RJ, 2017, 26’); "Antonieta", produzido por Flávia Person (SC, 2016, 15’); "Elekô", produzido por Amanda Palma e Coletivo Mulheres de Pedra (RJ, 2015, 6’); "Mar de Luas", produzido pelo Coletivo Mar de Elas (RJ, 2018, 10’) e "Marielle, Presente", produzido pelo Coletivo Sobre Elas (RJ, 2018, 4’).

A discussão deve ser iniciada depois da exibição dos curtas. Flô adianta que a proposta do encontro é acessar as memórias relativas ao assassinato da vereadora e os desdobramentos do fato.

O coletivo

Em atividade há dois anos, o Quariterê foi fundado por um grupo de estudantes universitários com o intuito de fomentar a divulgação e o debate sobre produções audiovisuais de pessoas negras.

Em 2018, o coletivo iniciou o projeto “Afrocine”, o qual, mensalmente, exibe filmes de todo o País que contaram com a participação de pessoas negras em sua produção. Os encontros geralmente acontecem às 19h, nas quintas-feiras.

Credito: Reprodução
Credito: Reprodução
Credito: Reprodução
Credito: Reprodução
Credito: Reprodução
Credito: Reprodução
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas



ESTÚDIO HIPER
INFORME PUBLICITÁRIO GCOM - Combate à Dengue, Zika e Chikungunya em MT

INFORME PUBLICITÁRIO - Combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis

16º FESTIVAL DAS FLORES CUIABÁ 2019