Terça-Feira, 21 de Maio de 2019, 12h:30

Tamanho do texto A - A+

Arborização no entorno da Arena Pantanal busca melhoria climática para população

Por: REDAÇÃO

Assessoria

Verde Novo Arena 4


Com o intuito de melhorar as condições climáticas por meio da arborização no entorno da Arena Pantanal, o projeto Verde Novo promoveu o plantio de 360 árvores no local no último sábado (18 de maio). Desenvolvida pelo Juizado Volante e Ambiental de Cuiabá (Juvam), a ação contou com a participação de coletivos (grupos de voluntários) imbuídos de boa vontade, de alegria em ajudar a cidade e também de esperança em ter uma Cuiabá arborizada em um futuro próximo.

Maritê Azevedo, representante do coletivo À Deriva, explica que eles têm o movimento ‘300 Sombrinhas’ que busca mais sombras de árvores para Cuiabá. Por conta disso, resolveram se aliar à ação do Poder Judiciário de Mato Grosso e plantar uma árvore para cada sombrinha desejada. “São muitos movimentos na cidade que estão se encontrando e se juntado, a exemplo dessa ação do Juvam. Se quisermos que Cuiabá volte a ser verde temos que trabalhar em conjunto, só assim conseguiremos o bem-estar da população.”

O projeto Verde Novo tem o objetivo principal de ajudar a reduzir a temperatura e aumentar os índices relativos de umidade do ar nas localidades onde são promovidos os plantios, oferecendo, assim, melhor qualidade de vida para a população. A Arena foi escolhida por ser um ponto expressivo de Cuiabá e por ajuntar grande número de pessoas que vão ali para se divertir, passear ou fazer exercícios.

“Nós temos uma Capital extremamente quente e carente de arborização, o que não poderia acontecer. Justamente pelo nosso clima que é agressivo, nós precisaríamos dessa cobertura vegetal, seja para barrar um pouco do vento, seja para barrar a poeira. É importante entender que um local com adensamento arbóreo pode reduzir em até 10 graus a temperatura sob as árvores. Essa redução de temperatura em local concentrando contribui para a diminuição dos impactos das ilhas de calor”, explicou Sérgio Savioli, assessor do Juvam e porta-voz do projeto Verde Novo.

Ele ressaltou ainda que na área central de Cuiabá, onde está localizado o estádio, tem muito asfalto e áreas impermeabilizadas, o que contribui para aumentar o calor da cidade, por isso a arborização vai trazer grandes benefícios. “Na medida em que se promove o plantio com árvores, e não apenas com arbustos, a gente impulsiona sombras para a cidade e, consequentemente, será amenizado o impacto ambiental do entorno do bairro. A ação certamente trará qualidade de vida para a população como um todo”, confirmou Savioli.

Paralelamente à ação, o coletivo Teoria Verde aproveitou a oportunidade para realizar a limpeza voluntária do entorno da Arena e chamar a atenção da população para o descarte incorreto do lixo na localidade.  “As pessoas vêm visitar e fazer exercício físico aqui na Arena. Temos que alertar que o lixo é responsabilidade de todos, se eu produzi o lixo ele é de minha responsabilidade e se a lixeira estiver lotada, eu o levarei pra minha casa”, explicou o representante Jean Peliciari.

Assessoria

Verde Novo Arena 1 - Vera Capil?

 Artista Vera Capilé, uma das voluntárias

Uma das voluntárias que estava animada com a ação era a artista Vera Capilé. Integrante de vários coletivos, ela ajudou tanto na plantação quanto no recolhimento de lixo. “Nós estamos em um movimento de querer a cidade com mais árvores e mais limpa há muitos anos. A ação de hoje foi muito boa, pois a Arena não está tendo como ser limpa porque o Estado não pode pagar. Então viemos para cá promover a limpeza e também a arborização, a população precisa de área verde, precisa de ter lugares que não sejam bares para vir sentar, brincar e fazer piquenique. Nosso trabalho hoje foi esse, fazer com que as pessoas gostem de morar em Cuiabá e se sintam felizes aqui, apesar do calor.”

Também compareceram na ação os coletivos e movimentos ‘Não Reclame do Calor, Plante uma Flor’ e ‘Cidades Possíveis’. Foram plantadas, na ocasião, mudas de ipês (rosa, branco, roxo e amarelo), aroreira salsa, pau-brasil, aricá, jacarandá, angico, tarumeiro, pitombeira, pacupari, pitangueira, entre outras árvores.

Credito: Assessoria
Credito: Assessoria
Credito: Assessoria
Credito: Assessoria
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei



Últimas Notícias