Gesto semelhante ao do argentino foi feito pelo papa Leão XIII, que escolheu a Basílica de São João de Latrão, também na capital italiana, para o seu sepultamento, em 1903.
Francisco será o oitavo papa a ser enterrado no local. Os outros segundo a Agência de Notícias Católicas (CNA, na sigla em inglês), foram:
- Honório III (1226-1227);
- Nicolau IV (1288-1292);
- São Pio V (1566-1578);
- Sisto V (1585-1590);
- Paulo V (1605-1621);
- Clemente VIII (1592-1605);
- Clemente IX (1667-1669).
O papa argentino tinha uma relação próxima com a Basílica. Ele cultivava o hábito de ir à capela Paulina antes e depois de suas viagens apostólicas e rezar para a Salus Populi Romani, a imagem ícone de Nossa Senhora segurando o menino Jesus no colo.
Além disso, foi também nesta mesma igreja que o Santo Padre compareceu no seu primeiro dia de pontificado. Por conta dessa proximidade, Francisco deixou registrada a preferência por este santuário no seu próprio testamento.
"Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo", escreveu o papa Francisco.
"O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus", acrescentou, em documento produzido em 2022, e divulgado pelo Vaticano após a morte do líder da Igreja Católica.
Nesta quinta-feira, redes sociais da própria Basílica, anunciaram que o túmulo já foi preparado para receber o corpo de Francisco. O enterro está marcado para este sábado, 26, às 5h (do horário de Brasília).
Eles informam que a lápide será "discreta", e que consistirá de uma "simples" laje de pedra liguriana, "gravada com o nome Francisco". E na parede frontal, foi colocada uma reprodução ampliada da cruz peitoral que o papa carregava.
Na frente do túmulo, estará uma inscrição já existente, datada de 1615, do Papa Paulo V Borghese, ligada à construção da Capela dos Salus Populi Romani, a capela Paulina.
"Tal subscrição lembra como o Papa mandou erguer a capela em glória da efígie da Virgem, atribuída a São Lucas, e recomenda a celebração de ritos e cânticos perpétuos em honra de Maria Santíssima", informou a rede social da Basílica.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.