Muitos jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho têm procurado guias de reputação das empresas as quais pretendem pleitear um novo posto, as famosasGreat Place to Work.
Para auferir o título de uma boa empresa para se trabalhar, devem ser avaliados diversos fatores do dia-a-dia da pessoa jurídica. Chamam a atenção, entre vários outros, a confiança e credibilidade.
Isso porque, o jovem que ingressa no mercado de trabalho cada vez mais demonstra repulsa em fazer parte de empresas que possam estar associadas a escândalos.
Um exemplo de tal situação é o estigma de ex-funcionários de uma grande empreiteira brasileira envolvida em um grave escândalo de corrupção que, mesmo qualificados e não envolvidos em quaisquer investigações, não conseguem se realocar no mercado de trabalho.
Este cenário nefasto gerou atenção aos novos talentos que ingressam no mercado de trabalho a buscar empresas reconhecidas, não só por sua expertise na área de atuação, mas também que sejam reconhecidamente idôneas e praticantes da cultura de integridade.
O mesmo acontece com os clientes, visto que cada vez mais o consumidor busca marcas alinhadas a seus interesses e que perpetrem uma cultura de integridade e respeito. Exemplificam-se as perdas, financeiras e reputacionais, com o episódio envolvendo a montadora Volkswagen nos Estados Unidos após o escândalo da fraude de testes de emissão de poluentes.
Vejamos então que os ganhos decorrentes da implementação de um programa de integridade e sua obediência não remontam apenas a diminuição de riscos legais, mas também ao ganho de produtividade e retenção de talentos profissionais.
Talentos estes que certamente assegurarão a longevidade e perenidade desejadas por cada grupo empresarial, além de preservar a reputação da empresa e daqueles que a compõe.
*MAURICIO MAGALHÃES FARIAS NETO é Advogado. Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Detentor da Certificação Profissional em Compliance CPC-A pela FGV Projetos.
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