Quarta-Feira, 20 de Março de 2019, 13h:28

Tamanho do texto A - A+

Conheça a bandeira de Várzea Grande e suas peculiaridades

O desenho é modular, o que facilita a sua reprodução e feitura, obedece à regra geral, sendo por opção terciada em faixas

Por: WILSON PIRES DE ANDRADE

Arquivo pessoal

Wilson pires

 

Foi após 27 anos de emancipação, que na administração do então prefeito Júlio José de Campos, em 13 de maio de 1975 que foi editada a Lei nº 580/75 que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos do município de Várzea Grande. Já a Lei 1.212/92 de 04 de maio de 1992 do então prefeito Carlos Augusto de Arruda Gomes fez algumas modificações e deu outras providências.

A Bandeira do Município de Várzea Grande é de autoria do heraldista professor Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista.

E de acordo com o artigo 6º da Lei municipal de sua criação, será terciada (dividida em três partes) em faixas, seguirá o formato geométrico de um retângulo, sendo que a faixa superior e inferior deste retângulo terá cada uma, por medida de altura o equivalente a cinco módulos (o módulo é igual a 6,25 cm).

A faixa superior (parte de cima) terá a cor verde e a faixa inferior terá a cor vermelha. A faixa central do retângulo terá por medida de altura o equivalente a quatro módulos, e sua cor é branca. O retângulo terá altura de catorze por largura de vinte módulos, seguindo o padrão nacional. (As regras para a confecção da Bandeira encontram-se definidas no Art 5º da Lei nº 5.700/71. O desenho é modular, o que facilita a sua reprodução e feitura. Para o cálculo das dimensões, toma-se por base a largura desejada, dividindo esta em 14 partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo. O comprimento da bandeira será de 20 módulos).

A apresentação do desenho das faixas e figuras geométricas da bandeira, sua distribuição especial, segue dentro do retângulo, a seguinte discriminação: o trapézio superior compreendido pela faixa verde ocupará a área superior do retângulo; o trapézio inferior, compreendido pela faixa vermelha, ocupará a área inferior do retângulo.

A Bandeira Municipal de Várzea Grande obedece à regra geral, sendo por opção terciada em faixas.

SIGNIFICADOS

O Brasão aplicado na Bandeira representa o Governo Municipal e a faixa do triângulo isósceles onde é contido representa a própria edificação da Cidade, sede do município. O triângulo é símbolo heráldico de liberdade, igualdade e fraternidade, e a cor branca é representação que simboliza o espírito laborioso, pacífico e ordeiro do provo várzea-grandense.

A faixa vermelha é símbolo de dedicação, com amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia, representada por si só o município em sua origem, durante a Guerra do Paraguai.

A faixa verde traz à lembrança as propriedades rurais existentes no território municipal, assim como simboliza a honra civilidade, cortesia, e alegria, é esta cor a esperança e a verdade. É representação da primavera, a mais bela das estações do ano, representa fartura propiciada pelas boas colheitas.

*WILSON PIRES DE ANDRADE é jornalista em Mato Grosso.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto