Sexta-Feira, 13 de Setembro de 2019, 08h:46

Tamanho do texto A - A+

Aziza Baracat De Lima

Por: NEILA BARRETO

Divulgação

Neila Barreto

Uma professora pública de Várzea Grande-MT. Caçula entre as mulheres, filha de Rosa e Miguel Baracat e irmã de Sarita Baracat de Arruda. Nasceu em Várzea Grande, em 25 de setembro de 1943. 

Foi vereadora de Várzea Grande pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB no período de 2001 a 2008 e, a única mulher no Legislativo Municipal nesses dois períodos de mandato.  Tomou posse como vereadora a Câmara Municipal de Várzea Grande, em 01/10/2000, para o exercício de 01/01/2001 a 31/12/2004, na 14ª legislatura, pelo (PMDB) no governo municipal de Jaime Verissimo de Campos, hoje Senador da República.

Foi presidente da Câmara de Várzea Grande, em exercício, conforme Ata de termo de posse de 01/01/2001 e, deu posse a mesa diretora para o biênio 01/01/2001 a 31/12/2002), momento este, que também, tomou posse como vereadora. Foi reeleita em 03/10/2004, como vereadora e empossada em 01/01/2005, para o exercício de 01/01/2005 a 31/12/2008, para a 15ª legislatura, para o quatriênio (01/01/2005 – 31/12/2008). Fez parte da Comissão de Educação e foi autora da lei que criou a Delegacia de Proteção ao Idoso, no Município de Várzea Grande.

Aziza integrou a equipe técnica da Coordenação de Programas de Formação Docente – PROEG, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, com servidora.

Em 28 de fevereiro de 2011, Aziza Baracat recebeu uma homenagem da prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da secretaria de promoção e assistência social, onde foi inaugurada a “Sala Social Aziza Baracat de Lima”. O objetivo da sala é abrigar quatro servidores, sendo uma assistente social, dois técnicos gerais, e um do cadastro único do Bolsa Família.

A secretária da pasta, à época, Miriam Hazama Gonçalves, explicou que: o objetivo é que a sala atenda a população com mais dignidade e conforto.  “As pessoas que nos procuram, estão em uma situação delicada, às vezes até de risco. Elas realmente precisam de nós, e tenho certeza que a partir de agora irão sentir-se muito mais acolhidas e aconchegadas em nossa sede”, afirma Miriam Gonçalves.

 A secretária destacou a importância política e pessoal de Aziza, responsável por inúmeros projetos de lei enquanto vereadora, cargo que ocupou por duas vezes na Casa de Leis Várzea-grandense. “Inclusive, um dos exemplos concretos de sua obra é o Parque ‘Tanque do Fancho’, uma aposta de Aziza. Além de mãe exemplar, filha atenciosa, e um ser humano sempre interessado em fazer o bem”, destacou a secretária.

Já o irmão Pedro Baracat, representou a família e falou durante o evento. Ele se disse emocionado e grato, com a secretária Miriam e sua equipe pela homenagem. Pedro ainda lembrou que a irmã foi a da primeira turma de supervisoras educacionais, e que preferiu lecionar no interior. “Ela, ia para Barra do Bugres e região, na carroceria de caminhões, de carroça, bote ou jipe, em uma época em que não haviam estradas ou telefones. Desbravava o Estado, com o objetivo de levar uma educação de qualidade a todos”, enfatizou Pedro.   Era irmã de Sarita Baracat.

Aziza Baracat será o nome do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que está sendo construído na avenida Várzea Grande, altura do número 01, na comunidade 13 de setembro, bairro Novo Mato Grosso e foi homenageada com nome de Rua no bairro (Loteamento Ponte    

Conforme Lei 3737/2012, da Câmara Municipal de Várzea Grande, o residencial 8 de março, passou a denominar-se “Vereadora Aziza Baracat de Lima”, em homenagem a vereadora falecida.

Aziza Baracat de Lima era casada com Ildes de Lima e mãe do médico Jason Baracat de Lima. Faleceu em Cuiabá no dia 12/01/2011 e foi sepultada no cemitério central de Várzea Grande.

 

(*)NEILA MARIA SOUZA BARRETO é jornalista, escritora, historiadora e Mestre em História e escreve às sextas-feiras para HiperNotícias 

Avalie esta matéria: Gostei +3 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto








Mais Comentadas