Segunda-Feira, 02 de Setembro de 2019, 15h:26

Tamanho do texto A - A+

Várzea Grande recebe o 2º Encontro da Rede de Cooperação Solidária de MT

Encontro terá feira de produtos da agricultura familiar na sexta-feira (6) e troca de experiência entre produtores no sábado (7) e domingo (8)

Por: REDAÇÃO

O Centro de Treinamentos e Estudos Sindical Rural (CENTRESIR) de Várzea Grande receberá o 2º Encontro da Rede de Cooperação Solidária (Recoopsol). O evento que acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro reunirá produtores da agricultura familiar de todo estado de Mato Grosso e contará com a feira de produtos orgânicos e artesanatos. 

Assessoria

Recoopsol

 Recoopsol  é um Programa de Extensão da UFMT que agrega outros 10 projetos da mesma universidade que atende pequenos produtores rurais da comunidade externa. 

O Encontro começa na sexta-feira (6) às 16h com uma apresentação cultural Siriri e Cururu, com apoio do grupo de estudantes do IFMT - campus Várzea Grande. Ainda na sexta terá Feira da Economia Solidária, com diversos produtos da agricultura familiar, artesanatos, orgânicos, confecções e será aberto a toda população.

No sábado (7) e no domingo (8) a programação do evento é voltada para a troca de experiências dos produtores e a discussão de estratégias para atuação que visa o fortalecimento da economia local. A expectativa do evento é reunir 60 representantes de empreendimentos das cidades de Rondonópolis, Tangará da Serra e da Baixada Cuiabana. 

Promover a troca de experiências entre os produtores, a participação coletiva da comercialização e a discussão sobre a economia solidária, são alguns dos objetivos do evento. De acordo com Solene Tricaud, organizadora do encontro e coordenadora do Recoopsol, o evento pretende consolidar as práticas de cooperação entre os produtores. “Neste 1º Encontro buscamos fortalecer a visão sobre o comércio justo e entender a articulação em rede, buscando valorizar o produtor da base e o consumidor”, argumenta. 

Reprodução

Recoopsol

O 1º Encontro da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso é uma realização do Recoopsol em parceria com o Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL) da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). A organização disponibilizará aos participantes hospedagem e alimentação durante os dias de evento.

A feira da economia solidária, que acontecerá sexta-feira, terá de produtos alimentícios queijos, mel, melado, doces, frutas, farinha de mandioca, produtos orgânicos, iogurte, mussarela, polpa de frutos, licor, biscoitos e pães. Além desses, terá artesanatos de crochê,  roupas e bordados, entre outros.
SERVIÇO

O que: 1º Encontro da Rede de Cooperação Solidária de MT

Quando: Abertura às 16h, sexta-feira 06/09; 7 e 8 de setembro.

Local: Centro de Treinamento e Estudo Sindical Rural – CENTRESIR, Avenida Frei Coimbra, s/nº, Bairro Jardim Ouro Branco, Várzea Grande - Chácara da FETAGRI, ao lado da indústria Marajá.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto