Segunda-Feira, 13 de Maio de 2019, 12h:10

Tamanho do texto A - A+

Pesquisadores e participantes se reúnem para desvendar mitos do uso de calcário

Por: REDAÇÃO

Evento inédito em MT agrega trio de renomados especialistas e enriquece debate sobre importância da ciência na atividade agropecuária

Superar equívocos reproduzidos pelo senso comum, com o apoio da pesquisa científica e o compartilhar de conhecimento. Esse é o enfoque central do 1º Encontro Sobre Calagem: Desvendando Mitos, organizado pelo Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário de Mato Grosso, Sinecal-MT. O evento acontecerá em Cuiabá no dia 24 de Maio, Dia Nacional do Calcário.

Reprodução

Calcário

A expectativa é reunir mais de 300 participantes, entre engenheiros agrônomos, agricultores, pecuaristas, industriais, técnicos agropecuários e estudantes universitários. Um público seleto, que receberá orientações de renomados especialistas: os engenheiros agrônomos Leandro Zancanaro, Luiz Gonzaga e Anderson Lange.    

“A importância da calagem no sistema de plantio direto” é o tema da palestra que abre os trabalhos do encontro, que será proferida pelo Mestre em Ciências do Solo e diretor da Fundação MT, Leandro Zancanaro. Entusiasta da adoção do sistema de plantio direto na agricultura mato-grossense, ele destaca que a rotação de culturas junto do correto manejo dos solos é essencial ao cuidado com a produtividade das lavouras a médio e longo prazo. 

“O impacto da acidez do solo na produtividade das culturas” será a explanação conduzida por Luiz Gonzaga, Mestre em Produção Vegetal e ex-professor do Centro Univag. O tema trará para as discussões entre os participantes um compêndio de resultados de várias amostras de solos analisadas em laboratório, com o rigor técnico-científico necessário ao diagnóstico e conclusões importantes ao desenvolvimento da atividade agropecuária no Estado. 

O 1º Encontro Sobre Calagem de Mato Grosso traz ainda no ciclo de palestras a temática “Doses crescentes de calcário no sistema soja/milho e comportamento do corretivo no solo”, assunto guiado pela experiência de Anderson Lange, Doutor em Energia Nuclear na Agricultura e professor titular da UFMT-Sinop. Dedicado pesquisador das interações entre o calcário e a adequada correção da acidez dos solos tipicamente ácidos no Cerrado, Lange lidera há cinco anos denso estudo sobre as doses ideias de calcário nas culturas de soja e milho. O campo experimental se concentra em Sinop, no Norte do Estado, e outros experimentos estão sendo implantados em três municípios do interior mato-grossense, considerando a mais nova fase da pesquisa que já trouxe resultados relevantes ao cenário da ciência agronômica. 

O 1º Encontro Sobre Calagem: Desvendando Mitos está marcado para o dia 24 de maio, a partir das 14h, na sede da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec-Senai), no bairro Porto. As inscrições podem ser efetuadas por meio do site do Sistema Fiemt:http://www.fiemt.com.br/hotsites/news_1_encontro_calagem_sinecal/programacao.html

SERVIÇO

1º Encontro Sobre Calagem: Desvendando Mitos

24 de Maio de 2019, a partir das 14h

Local: Fatec-Senai

Endereço: Av. XV de Novembro, Porto, Cuiabá

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto








Mais Comentadas



ESTÚDIO HIPER
INFORME PUBLICITÁRIO - Combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis

16º FESTIVAL DAS FLORES CUIABÁ 2019

INFORME PUBLICITÁRIO - GOV Conscientização no Trânsito