Sexta-Feira, 09 de Dezembro de 2016, 14h:33

Tamanho do texto A - A+

Associação dos Profissionais de Arquitetura é criada em Mato Grosso

Por: REDAÇÃO

Em realidades cada vez mais complexas e contemporâneas, a atuação do arquiteto é fundamental. Responsáveis por repensar os espaços em que se vive, se trabalha e até o planejamento urbano, os arquitetos atuam num mercado aquecido, porém com muitas lacunas a serem preenchidas. Pensando nisso, um grupo de arquitetos se reuniu e criou a recentemente a Associação dos Profissionais da Arquitetura (A.S.P.A), cujo  objetivo é  alcançar os cerca de 1.800 arquitetos que atuam em Mato Grosso para um trabalho voltado à valorização da classe, reforçando os esforços feitos pelas demais entidades de classe que envolvem o segmento. 

 

Para o presidente da A.S.P.A, o arquiteto  André Nör, a configuração de uma associação permite mais agilidade para o planejamento estratégico e as ações voltadas para a classe, considerando a valorização profissional, regulamentação e ações informativas, numa programação intensa de palestras e atividades a partir deste mês de dezembro. 

 

Chico Ferreira

A S P A

 

Para tanto, no dia 16 de dezembro, a A.S.P.A realiza seu primeiro evento social, em comemoração do Dia do Arquiteto, reunindo associados, arquitetos e parceiros para a apresentação da entidade, no espaço Bogarim, instalado no centro histórico da capital. “A ideia é atuar em prol da classe dos arquitetos com ações específicas que nos envolvem, como por exemplo, organizar uma tabela de honorários com apoio do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), para que tenhamos um norte a ser seguido e que nos dê respaldo”, pontua Nör.  Integram a diretoria, os arquitetos Luiz Mauro Coelho, Camila Borim, Julio Cézar Ribeiro e Paulo Crispim.

 

Até o momento, arquitetos de doze cidades mato-grossenses já aderiram a Associação, que busca ter representatividade em todo o Estado, num trabalho também de descentralização das ações. “É preciso ter sensibilidade com os diferentes contextos em que atuamos, pois difere a realidade em cada município, sendo essencial perceber as nuances e dar respaldo ao arquiteto com preços justos para seu trabalho”, pontua o presidente. 

 

Nas duas últimas décadas, o Estado registrou um boom no reconhecimento ao trabalho do arquiteto. Hoje não se concebe uma obra sem necessariamente buscar a orientação deste profissional. Tanto assim, que Mato Grosso abraça mostras do segmento, exibindo o talento e o comprometimento com a qualidade técnica e a modernidade. André acrescenta que arquitetura é, sobretudo, a responsabilidade com a qualidade de vida das pessoas, respeitando  conceitos de sustentabilidade e  atento as novas tecnologias. 

 

Cuiabá exibe em seu contorno urbano traços de desenvolvimento. Inicialmente colonial, com modificações e adaptações a outros estilos,  o crescimento demográfico e o desenvolvimento econômico imprimiram  novas características à cidade. Desde a década de 50 iniciou-se um forte processo de desenvolvimento, com o planejamento das cidades, fortalecido pela qualificação profissional dos que atuam no setor. 

 

O evento de lançamento da entidade tem como apoiadores: Serata Convites Finos, Cia Sinfônica, Ariete Pacheco, Baba de Moça, Mirante Boulevard, Ornare, Puríssima, T7, Villaregio, Wicontrol,  Realce Persianas, Lit , Anna Carolina Decor, Gusman Construção e Acabamento, Claris Solução em Esquadrias, L.e portas e janelas, Magrão esquadrias – vidro –decoração,Orlean, Princess Joias  e Bigolin. 

 

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto