Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2016, 07h:47

Tamanho do texto A - A+

6 dicas para cuidar da sua piscina no verão

Por: REDAÇÃO

A manutenção da piscina deve ser realizada o ano inteiro para evitar o acúmulo de sujeira e a proliferação de bactérias. No verão, o cuidado e a preservação da piscina deve ser ainda maior, pois esse é o momento em que ela é mais utilizada. Por isso, produzimos um guia prático de como cuidar bem da sua piscina.

 

Existem dois itens fundamentais para manter a piscina em condições adequadas de uso: o primeiro é a bomba d’água, que faz a circulação da água, e o segundo é o filtro, que retira pequenos resíduos de sujeira da água constantemente. Esses equipamentos atuam em conjunto para a preservação da piscina, então, caso ocorra qualquer falha, é necessário solicitar a ajuda de um técnico para a manutenção.

 

Reprodução

Piscina

 

Para manter a piscina limpa e própria para uso de forma eficiente é preciso que a limpeza seja realizada manualmente. Por isso, são necessários alguns utensílios, como peneira, cloro e aspirador especifico para esse fim. Confira, aqui, um passo a passo de como fazer o processo:

 

1.    Limpe a parte externa

Antes de começar a limpar sua piscina, retire toda a sujeira existente nos arredores dela, como plantas caídas no chão, evitando que esse tipo de item caia dentro dela.

 

2.    Limpeza do pré-filtro

Caso a sua piscina tenha um pré-filtro – dispositivo instalado na piscina para retirar os pequenos resíduos que, porventura, tenham caído dentro dela –, é necessário retirar do recipiente de armazenamento a sujeira acumulada.

 

3. Peneiração

Em seguida, com ajuda de uma peneira cata folhas, retire todos os resíduos que estiverem boiando na superfície da piscina.

 

4. Escovação

Com a ajuda de um cabo telescópio e de uma escova macia, retire todos os resíduos das paredes e do chão da piscina. Esfregue bem para retirar qualquer acúmulo de fungos e bactérias.

 

5. Decantação

Após a escovação, verifique a necessidade de decantação para concentrar as partículas de sujeira. Desligue a bomba da piscina, aplique o líquido decantador e deixe agir por 12 horas. Em seguida, é necessário utilizar um aspirador próprio para piscina e retirar todo a sujeira que estiver visível.

 

6. Tratamento químico da água

Por último, é necessário fazer a cloração. O cloro específico é o que desinfeta a água e mata os microrganismos que prejudicam a saúde.

 

Com as medidas certas de manutenção e limpeza, você e sua família poderão aproveitar a piscina de casa em ótimas condições de uso e sem preocupações.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto