Segunda-Feira, 07 de Agosto de 2017, 07h:45

Tamanho do texto A - A+

Vereador Abílio critica criação de hospital de idosos: "Asilo com equipamento médico"

Por: JESSICA BACHEGA

O vereador Abilio Brunini (PSC) critica o projeto do colega de bancada, Toninho de Souza (PSD), que sugere a criação de um hospital para idosos. Abílio acredita que investir na prevenção contra doenças e no tratamentos às pessoas da terceira idade seria um maneira mais eficiente de se investir os recursos e trariam melhores resultados.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

Abilio junior

 Vereador Abílio Brunini

Para o vereador, com o tempo o hospital de idoso acabará se tornando o caos que hoje é o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC): superlotado e sem condições de estrutura e de pessoal para atender tantos enfermos.

 

Sem contar que a qualidade de vida, exames preventivos e o acolhimento familiar são responsáveis por uma vida longa e saudável. “Tirar as pessoas de suas casas e colocar num abrigo ou num hospital não é a saída”, ressalta Brunini.

 

“Acredito que nós não temos que criar um hospital para cuidar só de idosos. Nós temos que criar programas de saúde de idosos nos bairros. Não podemos criar um asilo com equipamento médico para as pessoas ficarem internadas nos corredores. Sabemos que isso não funciona”, explica. 

 

“Cuidar de idosos não é dar um lugar para ele tomar remédio. Cuidar dos idosos é perecer condições para que ele tenha melhor qualidade de vida.  Não podemos focar no tratamento, mas na prevenção”, alerta.

 

Para o vereador, voltar a atenção apenas para o tratamento não representará avanços, senão houver medidas que previnam as enfermidades. “Daqui há pouco teremos um hospital do idoso com corredores lotados de idosos doentes e abandonados pela família”, pondera. 

 

Projeto de Toninho

 

Na semana passada, o vereador Toninho de Souza realizou audiência pública na qual explicou sobre o projeto. Durante audiência, Toninho confirmou que já está assegurado o repasse de R$ 500 mil da prefeitura para o hospital que deve ser instalado no prédio onde funcionava o Hospital Bom Jesus, no bairro Santa Izabel, que é conveniado com o município. A prefeitura já sinalizou apoio ao projeto e é aguardado posicionamento do Estado para a retomada de repasse de R$ 900 mil para  manutenção da unidade hospitalar.

 

Leia também

Vereador faz audiência pública e sugere criação do Hospital do Idoso em Cuiabá

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei - 1

Leia mais sobre este assunto




5 Comentários

João - 10/08/2017

O vereador de primeira viagem, Abilio Brunini, pelo que eu sei e formado em Arquitetura, não entende patavinas de saúde pública, deveria estar preocupado com a saúde de seu avô, Pastor Sebastião da Assembléia de Deus, a quem ele deve a sua eleição ao cargo de vereador.

Mário - 08/08/2017

Sujeito ignorante este vereador Abilio

EDSON - 07/08/2017

se o governo não repassa nem a parte dele no novo pronto socorro, vai repassar pra hospital de idosos.

Zé Galera - 07/08/2017

Nossa que vereador retrógrado, hospital seja para que faixa etária for, é sempre necessário. Coitada da nossa Cuiabá com representantes do povo tão atrasados!

Carlos Nunes - 07/08/2017

Resta saber Quem são esses idosos? Todas as pessoas que tiverem 60 anos ou mais; dependendo da família pode ser um nosso irmão ou irmã mais velho; nosso pai, nosso tio, nosso avô e até bisavô. No final, seremos todos nós, se conseguirmos chegar aos 60 anos. Então construir um Hospital pra Idosos é ÓTIMO. Recentemente mudaram o Estatuto do Idoso, dando mais direitos à pessoa que tiver 80 anos ou mais. Os idosos, também conhecidos como pessoal da terceira idade, ou da melhor idade...merecem Hospital e muito mais. É como o Datena diz: são brasileiros que colocaram um tijolinho na construção da pátria amada Brasil. Feliz é do povo que prestigia a sabedoria dos idosos. Parabéns ao Vereador Toninho de Sousa pela iniciativa.

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA