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Política Segunda-feira, 06 de Março de 2017, 15:20 - A | A

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Segunda-feira, 06 de Março de 2017, 15h:20 - A | A

AFIRMA GOVERNADOR

"O que está ocorrendo na BR-163 é fruto da incompetência do DNIT", aponta Taques

PABLO RODRIGO

O governador Pedro Taques (PSDB) responsabilizou o Departamento Nacional de Infraestrutura  de Transportes (DNIT) pelo "caos" na BR-163 que vem prejudicando o escoamento da produção de grãos de Mato Grosso para as exportações. O principal problema está no Pará, próximo a Santarém, no município de Itaituba. Caminhoneiros chegaram a ficar 10 dias parados devido ao atoleiro. 

 

Alan Cosme/HiperNoticias

Pedro taques

 

"O que está ocorrendo na BR 163, com todo respeito, é fruto da incompetência do DNIT. O DNIT tem que fazer a parte dele. Veja quantos quilômetros nós fizemos em dois anos e veja quantos o DNIT fez nessa área. Ali só faltam uns 100 quilômetros. E o Estado está tomando prejuízo em razão da União, através do DNIT não faz o seu papel", disse o governador Pedro Taques durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6).

 

O "atoleiro" nos 110 km da rodovia federal sem asfalto que ficaram intrafegáveis por causa das chuvas na região, o que tem causado prejuízo aos produtores rurais e aos dois estados.

 

O ministro da Agriculura Blairo Maggi (PP) chegou a dizer na semana passada que a supersafra nacional estaria "indo para o ralo".  Apesar do caos, o ministro acredita que ainda neste ano será possível asfaltar pelo menos 60 km, já que os recursos estariam liberados.

 

"Atualmente por parte do governo federal as obras estão contratadas, as empresas tem o contrato, so recursos financeiros e orçamentários estão disponíveis. Esperamos que em 2017 as obras tenham um ritmo acelerado e que possamos concluir pelo menos o 60 quilômetros previstos pelo DNIT", explicou. 

 

  

Preocupado, o ministro Blairo Maggi  enviou mantimentos aos caminhoneiros atolados naquela estrada e se reuniu com os empresários prejudicados para discutir solução

GCOM-MT

br 163 pará

 

emergencial. O fluxo de caminhões para lá foi reduzido e aos poucos os caminhões na fila são liberados. Para isso, estabeleceu-se esquema de rodízio, intercalando a passagem dos caminhões com a interdição da estrada para que as máquinas possam aplainar a pista.

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Carlos Nunes 07/03/2017

Ih! Essa estória da BR-163 é velha pra burro. É só pegar discurso do FHC, onde ele diz que vai terminar essa BR; depois o Lula disse a mesma coisa; a Dilma deve ter dito também. Fazendo as contas oito anos do FHC, mais oito do Lula, mais quase seis da Dilma, dá vinte e dois anos...perdeu só para o nosso Hospital Central parado há mais de 30 anos. Agora não vão fazer nada porque NÃO TEM DINHEIRO...o caixa do Governo está vazio. Ontem o Jornal da Record começou a passar reportagens (serão cinco) mostrando os Bilhões de Reais, que o Lula aplicou, através do BNDES, lá fora. No capítulo 1 mostraram a Venezuela...falaram só em Bilhões; 3 Bilhões para fazer uma ponte, e a ponte não existe. Apesar da policia do Maduro prender os jornalistas, eles mostraram tudo. Parabéns a Record pela coragem. Pois é, alguns desses Bilhões de Reais aplicados lá fora, na certa terminaria a BR-163. Que tal abrir a Caixa Preta do BNDES para saber de quanto foi o prejuízo? Não me diga que o Maduro está pagando os empréstimos agora. A Record informou: Maduro era Ministro do Chavez na época dos empréstimos; e a Oposição da Venezuela descobriu agora que foi Odebrecht, mais caixa 2, que deram a vitória do Maduro à Presidência.

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