Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2017, 14h:15

Tamanho do texto A - A+

Governador Pedro Taques é eleito presidente do Consórcio Brasil Central

Por: PABLO RODRIGO

O governador Pedro Taques (PSDB), assume a partir desta quarta-feira (6), a presidência do Consórcio de Desenvolvimento do Brasil Central, que era presidido desde a sua criação, em 2015, pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

 

Gcom-MT

Pedro Taques

Fórum Brasil Central

A escolha ocorreu durante o último encontro do ano em Brasília. Além de Taques e Perillo, os governadores estaduais Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Confúcio Moura (Rondônia), Marcelo Miranda (Tocantins) e Flávio Dino (Maranhão).

 

Os Estados também assinaram cooperação para compra de medicamentos de alto custo e desenvolvimento de projetos para melhorar os índices da educação e da segurança pública da região.

 

Os governadores ainda irão tratar de assuntos como planejamento estratégico e projetos prioritários; PPA; orçamento e regimento interno; e convalidação de benefícios fiscais.

 

O consórcio tem sede em Brasília e seu objetivo é atuar na promoção do desenvolvimento de oito áreas principais: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, meio ambiente e turismo.

 

Com o estabelecimento de cooperação política, técnica, programática e financeira, os estados também buscam promover e incentivar iniciativas inovadoras para melhoria da gestão pública, da eficiência administrativa e da efetividade e eficácia das políticas públicas em diversas áreas.

 

A iniciativa de criar uma entidade para fomentar o desenvolvimento econômico e social da região surgiu em julho de 2015, durante encontro em Goiânia, articulado pelo ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger. 

Avalie esta matéria: Gostei +3 | Não gostei - 1