Segunda-Feira, 11 de Fevereiro de 2019, 11h:49

Tamanho do texto A - A+

Ex-controlador Geral de Cuiabá se candidata à vaga no Tribunal de Contas

Por: LEONARDO HEITOR

Com a liberação da vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), vários nomes estão sendo cogitados para ocupar a cadeira que pertencia ao ex-deputado estadual Humberto Bosaipo. O mais novo candidato é o contador e ex-controlador Geral de Cuiabá, Luiz Mário de Barros, que anunciou nesta segunda-feira (11) a pretensão. 

Reprodução

Luiz mario de baros

 Luiz Mário acredita que tem qualificações para o cargo

A vaga foi liberada, após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Edson Fachin revogou a liminar que suspendia a indicação de qualquer nome à cadeira. Atualmente, quem substitui Bosaipo é a conselheira interina Jaqueline Jacobsen e caberá à Assembleia Legislativa (ALMT) indicar o substituto do ex-deputado.

 

“Neste final de semana, vários nomes da categoria me apontaram para a vaga. Estava em um retiro espiritual e fiquei de analisar a possibilidade. Cheguei à conclusão de que é preciso evoluir o debate e me coloquei à disposição. Me sinto capacitado para a cadeira de conselheiro”, afirmou.

 

De acordo com o contador, a indicação deverá ser feita pelo parlamento estadual, mas a Constituição não diz que, necessariamente, um deputado deverá ser indicado ao cargo. Ele afirma que sua qualificação no setor público o credencia ao cargo. 

 

“A vaga é uma indicação da Assembleia Legislativa, mas isso não significa que deva ficar com um deputado estadual. Já atuei como controlador Geral de Cuiabá entre 2005 e 2012 e em vários municípios do Estado, nesta área. Conheço bem o regimento interno do TCE e acredito que tenho qualificação suficiente para a cadeira de conselheiro”, destacou. 

 

Com a abertura da vaga de conselheiro, alguns nomes já foram ventilados para ocupar a cadeira. Entre eles estão o dos deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB), Faissal Calil (PV) e Sebastião Rezende (PSC), além do ex-deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) e do promotor de Justiça, Mauro Zaque. 

 

Em entrevista ao Hipernotícias, na última semana, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) afirmou que a vaga deve ficar com algum parlamentar da Casa. O tucano, que chegou a ter o nome especulado para a cadeira, durante a gestão do ex-governador Pedro Taques (PSDB), afirmou que há um desequilíbrio na distribuição de vagas atualmente no TCE. 

Avalie esta matéria: Gostei +10 | Não gostei



10 Comentários

Adair - 17/02/2019

Pelo menos um técnico com formação financeira pública e contábil, parabéns pela indicação Luiz Mario

Filho de Cuiabá - 13/02/2019

Tive oportunidade de trabalhar com o senhor Luiz Mário de Barros e posso dizer que é um pai de família exemplar,homem íntegro,honesto e de muita capacidade para assumir esse cargo que é de muita responsabilidade.Parabéns Luiz Mário,você merece!!!!!!

Armindo de Figueiredo Filho - 11/02/2019

PREPAREM-SE!!!! ... Foi dada a grande "LARGADA" para a grande corrida armamentista ... DESTA VEZ... tem um "DETALHE"!!, Os Postulantes devem ter notório conhecimento jurídico, contábil, financeiro ou de administração pública. Será que vai chegar "algum" ao PÓDIO.... Fim de papo .

Poliana - 11/02/2019

Parabéns pela iniciativa, espero realmente que o sr Luiz Mário consiga a vaga...ele tem competência e conhecimento para ocupar a cadeira. A farra desses políticos que não tem gabarito para ocupar tal ocupação no TCE tem que acabar já!!!! A sociedade está farta!!!!

Daniela - 11/02/2019

Conheço o Sr. Luiz Mario e acredito que seja o mais capacitado a asssumir esta cadeira. Se escolhido for, MT só ganhará com sua atuaçao. Homem íntegro e preparado. Tem o meu respeito. Boa sorte e sucesso, Sr. Luiz Mario. Que sua experiencia seja, justamente, o maior ponto dessa escolha.

Marisol - 11/02/2019

Profissional capacitado para esse cargo. Respeitadíssimo no TCE. Tenho certeza de que a categoria aprova seu nome. Tem o meu apoio, Sr Luiz Mario. Abs

João Antônio - 11/02/2019

Não conheço esse cidadão, mas só de colocar o nome para disputar com esses tubarões da política já tem meu respeito e admiração. Tomara que desta vez a avaliação dos candidatos seja realmente séria, como de fato esperamos. Boa sorte sr. luiz Mario

Silvio. - 11/02/2019

Conheço o Sr. Luiz Mário a mais de 20 anos. Fui seu vizinho e mais recentemente nos reencontramos profissionalmente. Posso dizer que é um cidadão respeitável, de moral ilibada, pai de família amoroso e contador dos mais experimentados que conheço. Tenho certeza que é um ótimo nome para ocupar a vaga de conselheiro do TCE-MT. Precisamos de pessoas como ele: Homem simples, veio do povo e zelará das contas públicas para o povo. Aprovadíssimo!

José Ribeiro - 11/02/2019

Luiz Mario de Barros! Excelente profissional! O TCE e toda a sociedade ganhará muito com seu ingresso na Corte.

Chico - 11/02/2019

Temos que ter outros nomes mesmos na disputa. Porque sempre a vaga de conselheiro foi disputada a tapas e pontapés pelos deputados e outros políticos? Tenho certeza que outros membros da sociedade tem chance sim de ser indicados. Parabéns ao contador Luiz Mário pela iniciativa, e torço para ser sabatinado pela Assembléia.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 1
PRÓXIMA
ÚLTIMA