Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2017, 16h:56

Tamanho do texto A - A+

Deputado confirma que ex-presidente Lula deve percorrer Cuiabá e Juína com caravana

Por: BLOG DO MAURO

No próximo mês o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por Mato Grosso em caravana, no entanto a data ainda não está confirmada. A informação foi prestada pela assessoria do presidente estadual do PT, deputado estadual Valdir Barranco. O trajeto de Lula em Mato Grosso compreende as cidades de Cuiabá e Juína. Já a assessoria do Instituto Lula afirma que ainda não há uma data definida, sendo mais provável que o petista desembarque no Estado apenas no próximo ano.

 

Marcos Lopes/HiperNotícias

Lula em cuiabá Ludio

 

“Lula, maior liderança política do Partido dos Trabalhadores, estará revisitando cidades brasileiras, neste caso da região da Amazônia. Vai levar a mensagem do PT de defesa das minorias e de busca por políticas públicas de adoção de direitos iguais para todas e todos os brasileiros”, informou a assessoria de Barranco.

 

Antes de vir a Mato Grosso, Lula cumprirá agenda em Rondônia. Em seguida, pegará um avião e pousará no município de Juína. Segundo Barranco, a escolha da cidade se deve ao simbolismo do PT que o local carrega. “Apesar de não ter sido a primeira prefeitura administrada pelo PT em Mato Grosso, o partido sempre foi forte na região com a administração do atual deputado federal Ságuas Moraes (PT) e agora do ex-deputado estadual e atual prefeito Altir Peruzo (PT). Na capital, a visita vai ajudar a fortalecer o partido na baixada cuiabana.", disse Barranco por meio da assessoria.

 

O roteiro de Lula em Mato Grosso contará com visitas a assentamentos, população indígena e discursos em locais abertos e fechados. O ex-presidente fez a sua última passagem pelo Estado há 5 anos, quando o então vereador Lúdio Cabral disputou a prefeitura de Cuiabá.

 

A caravana feita por Lula já percorreu 21 municípios de Minas Gerais, no mês de outubro. Em vídeo disponibilizado na página do Instituto Lula, o ex-presidente afirma que a caravana nasceu ainda em 1989, quando disputou pela primeira vez a presidência da República.


“Eu só vou dar uma explicação de onde nasce a ideia das caravanas. Disputei as eleições em 1989, e depois que elas terminaram, descobri que nenhum candidato que disputa as eleições para presidente conhece o Brasil. Ou seja, o cara conhece por literatura, por notícia de jornal ou numa campanha, em que você pega um avião onde mora e desce numa outra capital, num aeroporto, pega um carro, vai para o palanque, faz um discurso, sem nem conhecer as pessoas que estão no palco. Então volta, pega avião e vai para outra cidade. Você termina não tendo noção dos problemas, da cultura, das desigualdades e de como vive cada pessoa em cada região. A partir de 1992, resolvi tomar atitude de viajar o Brasil para conhecer um pouco de suas entranhas, sua alma, a megadiversidade cultural que nós temos. Ou seja, são vários “Brasis” dentro desse 8,5 milhões de quilômetros quadrados que não se conhece”, explicou.


O ex-presidente ainda ponderou que a televisão brasileira não mostra a diversidade cultural existente no Brasil. “Então, resolvi conhecer. Nós fizemos a primeira caravana. Repeti o trecho que eu fiz quando vim para São Paulo em 1952, com sete anos, de ônibus até São Paulo. Depois nós fizemos do Oiapoque ao Chuí. Fizemos toda a parte do Nordeste. Também realizamos a do Sul, nós paramos em Dourado. Depois nós fizemos da Amazônia, sendo 15 dias de barco, e foi uma coisa muito interessante. E a partir daí, achei que a gente deveria revisitar o Brasil”.

 

Embora o ex-presidente Lula já tenha deixado claro suas pretensões políticas para 2018, a assessoria do deputado Valdir Barranco nega que a visita a Mato Grosso tenha cunho eleitoral. “Não há que se falar em campanha, visto que o período eleitoral sequer começou e não há nomes registrados para a disputa, sequer poderia haver sob pena de desrespeito às leis eleitorais”.

 

O Partido dos Trabalhadores historicamente sofre dificuldades em garantir boa votação em Mato Grosso. No entanto, em 2003, quando disputou o cargo de presidente com o tucano José Serra, Lula conseguiu garantir maioria dos votos no estado. O petista teve 54,51% dos votos válidos, enquanto o tucano conseguiu a preferência de 45,49% dos eleitores.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 7



2 Comentários

Rogerio luis - 13/11/2017

Vai levar ovada e tomate na cara de pau desse ladrão....nem bem aqui...pq aqui tem macho seu bosta.....ja tem ladrão demais aqui....Silval...Bezerra...Blairo....Emanuel.....nao.precisa de mais um ......Luladrao

Armindo de Figueiredo Filho Figueiredo - 13/11/2017

Pode percorrer o PAÍS INTEIRO!!! SEM CHANCE!!!! Essa CARAVANA ""FAZ DE CONTA" , é só para inglês ver.. Ainda mais, acreditando nessas "PESQUISAS MANIPULADAS" ultimamente. O que a mídia vem nos mostrando, é que o máximo que o "LULINHA PAZ E AMOR", está conseguindo reunir , para ouvir as suas "BOBOZEIRAS", não passa de 1500 pessoas, Querem provas??? Taí as redes sociais, mostrando a sua INEXPRESSIVA CARAVANA. Só por fazer isso, já era para ser preso, contrariando disposições do STE, que na verdade, está antecipando uma campanha já naufragada. Atualmente, seus discursos, suas falas....,não passam de uma grande demagogia, para ludibriar os menos favorecidos. E TEM MAIS.....>>>> TUDO ISSO..., com a intenção para desfocar, desviar e tirar a atenção da operação LAVA JATO. O que podemos esperar, de um CARREGADOR de processos nas costas??? (vai ultrapassar o Sr. RIVA) , e ainda por cima já CONDENADO pela JUSTIÇA???????!!! As redes de comunicações, vem nos mostrando,..... NÃO PASSA DE UM (grande PINÓQUIO!!!querem provas??? Taí a midia, o MPE, e a Policia Federal, com suas provas CONTUNDENTES , desses dois imóveis, que com certeza... por causa de sua ""estupenda"" MENTIRA ,,,Vai terminar " P R E S O , sem contar com outros INÚMEROS DELITOS ,praticados ao longo de sua vida pregressa. O Cerco está fechando, não tem escapatória. Vai ver o sol quadrado.... é questão de tempo ..... Somente os FANÁTICOS, Seguidores do Sr. LULA , não ENXERGAM... estão todos CEGOS...... assim como o próprio diz>>>>> Não sei de NADA, NÃO VI nada, NÃO ESCUTEI nada. Na realidade, o ""DESESPERO"" TOMOU CONTA DOS PTralhas

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA