Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017, 14h:55

Tamanho do texto A - A+

Blairo Maggi lidera intenções de votos para o Senado Federal contra Jayme Campos

Por: FELIPE LEONEL

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi (PP), desponta na primeira colocação da disputa ao Senado Federal no ano de 2018. O ministro, que também é senador licenciado, aparece com 33% das intenções de votos, contra o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e o secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Jayme Campos (DEM), ambos com 23%.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

blairo maggi

 Ministro Blairo Maggi

A pesquisa Ibope foi encomendada e divulgada pelo jornal Diário de Cuiabá neste domingo (17).

 

Ainda na modalidade estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, o procurador Mauro (Psol) aparece com 13%, seguido do deputado federal Nilson Leitão (PSDB) com 9%. Já a ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia (PC do B), o senador José Medeiros (Podemos) e o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antonio Joaquim, aparecem com 5% das intenções de votos.

 

O deputado federal Adilton Sachetti (sem partido) e o vice-governador Carlos Fávaro (PSD) aparecem em penúltimo e último lugar, com 4% e 3% respectivamente. Os entrevistados que afirmaram que vão votar Branco ou Nulo correspondem a 19% e os que não souberam ou não quiseram responder somam 12%. Na próxima eleição, Mato Grosso vai eleger dois senadores, que terão mandatos de oito anos.

 

Quando os entrevistados foram perguntados para escolher o primeiro voto para senador, Maggi continuou na preferência, com 23% dos votos. Já o ex-senador Jayme Campos, aparece com 14%. Mauro Mendes fica com 11%, procurador Mauro com 7%, seguido de Nilson Leitão com 5%. O senador Medeiros alcança 3%, seguido pela ex-reitora, Sachetti e Antônio Joaquim com 2% cada. Fávaro pontua com 1%. 

 

Espontânea

 

Na modalidade espontânea, em que é feita uma pergunta aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, Blairo Maggi foi citado como primeira opção por 7% dos entrevistados. Já o ex-prefeito Mauro Mendes e Jayme Campos ficam empatados com 4%. Foram lembrados por 15 dos entrevistados, a ex-reitora Maria Lúcia e os deputados federais Nilson Leitão e Adilton Sachetti.

 

Os senadores José Medeiros e Wellington Fagundes (PR), o ex-vereador por Cuiabá e ex-candidato ao Governo do Estado, Lúdio Cabral (PT) e procurador Mauro, também aparecem com 1% das intenções de votos. A soma de todos os outros nomes citados com menos de 1%, chega a 3%. Os votos Brancos e Nulos chegaram a 25%. Em todas as situações, Blairo Maggi aparece como opção preferencial de voto para o eleitor mato-grossense.

 

A pesquisa Ibope ouviu 812 entrevistados em 30 cidades mato-grossenses entre os dias 2 a 8 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Dos 812 entrevistados, 196 são da capital, 140 da região sudoeste, 154 norte e nordeste e 322 sudeste. Foram entrevistados homens e mulheres em diversos grupos de idade entre 16 e 17 anos, 18 e 24, 25 e 34, 35 e 44, 45 e 54, 55 e 64, e 65 anos para cima.  

 

A formação dos entrevistados varia entre até 4ª série do ensino fundamental, 5ª a 8ª série, ensino médio e superior. Foram utilizados como fontes de dados para elaboração da amostragem o Censo 2010, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD-IBGE) de 2015 e dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2016 e estudos internos.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 1

Leia mais sobre este assunto