Domingo, 15 de Abril de 2018, 08h:00

Tamanho do texto A - A+

AMM viabiliza projeto para a construção de Congódromo em Vila Bela

Por: REDAÇÃO

A Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, por meio da Central de Projetos, entregou para a prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade o projeto para construção de um Congódromo. A obra será executada com recursos de convênio com a Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT) em uma área doada pelo executivo municipal. O espaço deve abrigar a principal festividade do município, a Festa do Congo, que é realizada tradicionalmente todos os anos no mês de julho.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

AMM

 

Conforme explicou a gerente de projetos da AMM, Kátia Hermann, a equipe de engenharia da entidade foi responsável pela adequação do projeto original e elaboração dos projetos complementares. “Nós desenvolvemos toda a parte estrutural, elétrica, hidráulica e sanitária, os projetos de prevenção e combate a incêndios, planilha orçamentária e licenciamento ambiental”, relatou.

 

Além da adequação arquitetônica, o projeto foi entregue ao município com as devidas autorizações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “A Central de Projetos entregou ao município de Vila Bela o projeto pronto para o processo de licitação”, ressaltou a gerente.

 

O projeto, orçado em R$ 4.928.260,21, foi concebido pela arquiteta do município de Vila Bela, Anne Caroline Berlandi. A planta inclui estacionamento externo, camarins com vestiário, palco, arena, salas de apoio, lanchonete, sanitários, espaço para exposições e salas administrativas em 1.933,26 m² de área construída.

 

O trabalho complementar e de adequação contou com uma equipe multiprofissional de colaboradores da Associação, composta pelos engenheiros civis Geise Medeiros, Flavia Cunha e Marcos Vinícius Meireles; pelo arquiteto e urbanista Andre Carvalho; os engenheiros sanitaristas Kaio Cesar Bueno, Bernardo Reis; o engenheiro ambiental Gustavo Fonseca; e o engenheiro eletricista Felipe Xavier.

 

Tradição

 

Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso e berço da cultura afro-brasileira no estado. Uma das principais tradições é a Dança do Congo, uma manifestação trazida pelos povos escravizados que foram levados para a cidade durante o período colonial e lá ficaram, mesmo após a transferência da capital para Cuiabá.

 

A festa é realizada todos os anos no mês de julho, quando se comemora o dia de São Benedito, o santo negro. A Dança do Congo é uma dramatização de uma disputa entre o Reinado, representado pelo rei do Congo, e pelo embaixador do rei de Bamba e seus soldados rebeldes.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei