Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2017, 08h:07

Tamanho do texto A - A+

Ex-comandante do Ciopaer, coronel Henrique Santos assume subchefia da PM

Por: DA REDAÇÃO

O coronel Henrique Correia da Silva Santos, 36, assumiu na tarde desta quarta-feira (4), em solenidade no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), a Subchefia de Estado Maior Geral da Polícia Militar. Empossado pelo comandante-geral, coronel Marcos Vieira da Cunha, Henrique substitui o também coronel Jonildo José de Assis que, por sua vez, tomou posse como secretário de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

 

henrique.jpg

 

O novo subchefe (ou comandante-adjunto) ingressou na Polícia Militar mato-grossense em 1995, por meio de concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). É piloto militar e por longo período comandou o Comando Integrado de Operações Aérea (Ciopaer).

 

Além da experiência e conhecimento técnico em operações aéreas de policiamento, socorro e resgate, o coronel Henrique também atuou em outras áreas da PM. Comandou, entre outras, a Companhia de Chapada dos Guimarães, entre 1998 e 1999, e o Batalhão de Trânsito, em 2005.

 

Para ocupar a Subchefia, Henrique deixou o Comando Especializado (Cesp), divisão da Polícia Militar responsável pelo comando dos Batalhões Bope, Rotam, Trânsito, Ambiental e Cavalaria.

 

Ao dar as boas-vindas ao seu novo adjunto, o coronel Cunha disse que o escolheu pelo conhecimento e capacidade técnica e operacional. “Acredito no seu trabalho”, pontuou. Ao sucedido, coronel Assis, Cunha externou seus agradecimentos e enumerou o comprometimento com a função e a capacidade técnica como algumas de suas referências profissionais.

 

O secretário de Segurança, Gustavo Garcia, elogiou o empenho e a importância de toda a Polícia Militar na redução da criminalidade. Garcia observou que os índices divulgados nesta quarta-feira são o resultado do planejamento operacional, análise criminal, serviço de inteligência e integração das forças de Segurança. Homicídios, por exemplo, reduziram em média 12% no Estado, sendo que em Cuiabá apresentou queda de 34% e de 55% em Várzea Grande.

 

Além do secretário Gustavo Garcia, outras autoridades civis prestigiaram a troca de comando, entre elas a diretora da Politec, Alessandra Paiva Puertas, e o presidente do Detran, Arnon Osni.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto