Domingo, 25 de Junho de 2017, 08h:51

Tamanho do texto A - A+

Tempo para resolver conciliação na Justiça deve diminuir

Por: REDAÇÃO

Na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, às 08h30m, na Rua São Benedito, 940, Bairro Areão I em Cuiabá, serão apresentados os primeiros resultados dos índices de conciliação de conflitos do Brasil e de Mato Grosso, antes de se tornarem um processo judicial nos tribunais brasileiros.

 

Reprodução

processo judicial

 

A lentidão para solucionar problemas que envolvem a justiça do Brasil é assunto antigo e muitos nem acreditam que este quadro possa mudar. A fila é grande e em 2015 fechou o ano com 74 milhões de processos para serem solucionados pelos 15 mil juízes. A espera pelo desfecho final pode levar até 9 anos. A situação é tão alarmante, que seriam necessários mais de três anos de trabalho para zerar os processos existentes.

 

A entrada em vigor do novo Código de Processo Civil (Lei n 13.105, de 16 de março de 2015), e a Lei da Mediação (Lei nº 13.140/2015, de 26 de junho de 2015), oportunizaram a sociedade em geral outras opções para solução dos conflitos que até então eram direcionados ao crivo do Poder Judiciário. Diferenciando-se do sistema comum aplicado em conciliações, os novos métodos de solução de conflitos chegam de forma aprimorada, com muita técnica e ferramentas eficientes, que quando aplicadas pelo mediador/conciliador capacitado, empoderam as partes envolvidas para que estas encontrem a melhor solução para a situação em que estão envolvidas, de maneira consciente e estruturada.

 

Este formato, garante resultados eficazes, podendo atenuar, por consequência uma situação que se arrastra no Brasil há anos, grande volume de processos judicializados, e a morosidade extrema da justiça.

 

A Lei da Mediação prevê o surgimento de Câmaras Privadas de Conciliação, Mediação e Arbitragem, que podem ser credenciadas junto aos Tribunais de Justiça dos Estados, auxiliando a justiça, através da prestação de serviços de mediação, conciliação e arbitragem dos conflitos.

 

A Câmara Privada MEDIA MT, vai apresentar os números de mediação e conciliação realizados no Brasil e em Mato Grosso, e os índices de conciliação que vem sendo atingido com as conciliações prévias, antes de se tornarem mais um processo judicial, e engrossarem a fila de 74 milhões de processos.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto