Quinta-Feira, 08 de Novembro de 2018, 11h:32

Tamanho do texto A - A+

Sanecap realiza 13 acordos com ex trabalhadores

Por: REDAÇÃO

O biólogo Pedro Paulo de Lima saiu satisfeito da sala de conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho, nesta terça-feira (06). Ele participou de uma das 17 audiências de conciliação realizadas com a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), durante o segundo dia da 13ª Semana Nacional de Conciliação.

 

DIVULGAÇÃO

conciliação

 

Do total de audiências realizadas com a empresa, 13 resultaram em acordo, pondo fim a processos ajuizados entre 2005 e 2013 por ex-empregados terceirizados. Pedro Paulo, que na época era operador de tratamento de água, comemorou a oportunidade de resolver o processo e encerrar uma espera de seis anos. “Para mim, foi excelente fazer essa conciliação e receber logo esse dinheiro que eu tanto esperava. A oportunidade foi ótima e ficamos muitos satisfeitos”, disse.

 

A advogada do trabalhador, Andrea Zattar, contou que foi surpreendida pelo pedido da empresa de inclusão dos processos na pauta das audiências da semana. Após uma conversa, chegaram a um acordo satisfatório para ambas as partes, segundo a advogada. “A conciliação, sem dúvida, é a melhor forma para solucionar demandas. Representa a efetividade da justiça”, avaliou.

 

A Semana Nacional de Conciliação fechou o segundo dia com um total de 2,9 milhões em acordos homologados em toda a Justiça do Trabalho em Mato Grosso. No primeiro dia do evento (5), o montante acordado foi de 1,2 milhão de reais. Já no segundo dia (6), o valor alcançou a marca de 1,6 milhão de reais. Com o tema “Conciliar, a decisão é nossa”, o evento segue até sexta-feira (09).

 

A Semana de Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e acontece simultaneamente nos tribunais trabalhistas, federais e estaduais de todo país.

 

O evento fecha o calendário dos mutirões realizados pelo judiciário com foco na solução de conflitos em 2018 e abrange todos os processos em tramitação, independentemente da fase processual. O objetivo é solucionar, de forma célere, os conflitos por meio do diálogo e da conciliação, além de contribuir para reduzir o número de processos que tramitam no judiciário.

 

Na Justiça do Trabalho mato-grossense, a programação XIII Semana Nacional de Conciliação de 2018 compreende a realização de pautas especiais nas varas do trabalho, montadas exclusivamente com foco na tentativa de composição amigável. Em Cuiabá, ações semelhantes também estão ocorrendo no Cejusc do TRT.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei