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Artigos Quarta-feira, 22 de Março de 2017, 15:01 - A | A

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Quarta-feira, 22 de Março de 2017, 15h:01 - A | A

O VLT e os seus capítulos

Os “bondinhos puxados pelos pares de burros” pararam para sempre

WILSON CARLOS FUÁH

 

Divulgação

wilson fuá

 

Tem um ditado, que diz assim: “isso não vai para frente, porque tem “cabeça de burro enterrada”, e no caso do VLT de Cuiabá/Várzea Grande não tem prazo para finalizar a sua instalação, pois de capítulo em capítulo, muda os atores e a implantação continua emperrada ou os entraves sobrepõem a vontade daqueles que estão no comando, antes tinha um Secretário que pouco falava e foi substituído por um outro que é igual ao Grilo Falante.

 

O registro histórico confirma que no Planejamento da Administração Pública de Cuiabá, em 1871 começou os infindáveis debates para viabilizar a Mobilidade Urbana de Cuiabá, com a instalação de um Sistema de Integração de Transporte interligando o centro de Cuiabá ao Porto, naquele tempo,  mesmo sem o Computador, utilizaram o sistema muito usado hoje, o famoso “copiar – colar”, e o Projeto de Cuiabá foi copiado ao que era utilizado no Uruguai, que usava o motor a vapor para locomover os Bondes, mas o Projeto de Cuiabá teve a opção errada  por  instalar o famoso “Bondinho puxado a Burro”, e funcionou  entre os anos de 1891 a 1918, e o antigo VLT Cuiabano,  se locomovia puxado por tração animal ao longo de trilhos que se estendiam desde o Largo da Mandioca (Praça da Mandioca), passando por áreas centrais da cidade,  e seguia pela Rua 13 de junho até estação do Porto.

 

Naquela época, os dirigentes e “os cabeças” pensantes de Cuiabá, resolveram os entraves para viabilizar o projeto copiando ao que eram utilizado em Montevidéu, que começou em 1871 e só foi definido em 1.889, quando os portugueses e cuiabanos formaram a  Companhia Progresso Cuyabano, Ferro, Carril e Matadouro para, finalmente, consolidar as linhas de “bonde puxado a burro” entre as duas principais partes da cidade num prazo de dois anos.

 

Veja que a história se repete, pois  o Projeto do Bondinho de Cuiabá, ontem, e o VLT hoje, começaram errados por utilizar projeto inadequado. Naquela época começou com a cópia do Projeto dos Bondes usado em Montevidéu que era movido a vapor, e no Projeto de Cuiabá optaram por “Bonde puxado a Burros”, e depois de instalados, funcionou de 1.891 a 1918, e que depois foi constatado que o transporte era muito lento, e tentaram substituir a tração utilizado pelos burricos para a tração mecânica a vapor, mas depois descobriram que infelizmente deveria ser paralisada pois a “bitola estreita dos trilhos não permitia desenvolver a velocidade da máquina, que descarrilava, e naquele tempo, não havia  CPI do VLT ou Relatório do TCE, ou MPE com investigações do desvios de recursos públicos, ou operação com prisões preventivas com interrogatórios infindáveis e delações premiadas, e por fim, os “bondinhos puxados pelos pares de burros” pararam para sempre, e desde 1918 até 2012 ficou adormecida e foi “acordado” com o barulho da Copa do Mundo.

 

E agora ficou constatado que o Projeto inicial de 01 Bilhão e 400 milhões, não tinha projeto sobre a implantação física, apenas as rotas  com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó - Centro, o modal seria implantado no canteiro central (com oito metros de largura) das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, que são apenas rotas sem projeto executivo.

 

Sem projeto, com inúmeras irregularidades,  e que não adianta nem citar, mas o principal entrave era  o valor consensual entre a empresa contratada  e o governo do estado, que depois de um acordo passará pelo análise do TCE, e passará também por investigação e aprovação do MPE/MPF e finalmente o acordo deverá passar para Juiz Federal que pode homologar ou não, o  Acordo CONSENSUALIZADO que foi assinado em dezembro de 2016, pelo SECID e Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, e isso vai longe ou vem de longe, se não desenterrar as “Cabeças dos Burros” que puxaram os Bondinhos, não teremos VLT funcionando, e  dizem que essas cabeças estão enterradas na Praça da Mandioca, que era a Estação Final.    

 

*WILSON CARLOS FUÁH é economista e especialista em   Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas.Fale com o Autor: [email protected]         

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

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Carlos Nunes 28/03/2017

Novela VLT...Capítulo 3 e alguma coisa de novo - A Assembleia não divulga o Relatório das Obras da Copa, que já está pronto. Por que? Dizem que é porque recomenda a PARALISAÇÃO DA OBRA DO VLT; onde a CPI fuçou, fuçou, e viu que o negócio não tem nem pé, nem cabeça. O Consórcio do VLT diz que 600 Milhões não dá pra concluir a Obra; mas uma empresa que fez uma pesquisa, e recebeu por isso, diz que dá. Quem é que vai fazer a Obra do VLT? A empresa que fez a pesquisa, ou o Consórcio do VLT? Ih! Embananou tudo. O Dr. Ruy Ohtake, especialista em VLT, disse aqui em Cuiabá mesmo, segundo o site olhardireto, que...pra fazer essa Obra bem feita vai demorar mais de 4 anos. Agora estão dizendo que fazem em dois anos tudo. O Silval aparecia quase todo dia na TV dizendo: podem deixar que, com 1 BILHÃO E 400 BILHÕES, termino o VLT antes da Copa começar. Acredito mais no Dr. Ohtake, que tocou no assunto-chave do VLT: fazer BEM FEITO. Bem Feito custa caro, é demorado e é difícil de fazer. Agora dizem que a Assembleia talvez mude o texto do Relatório, colocando que o VLT é fácil de fazer, mas alguns deputados não acreditam muito nisso...talvez deem o jeitinho político. No Relatório atual enfatizam que o VLT dá prejuízo; é inviável por 15 anos; vai precisar de dinheiro do Estado de até 70 Milhões por ano, mais isenção fiscal das Prefeituras de Cuiabá e VG...senão ele não anda. Pois é tá explicado porque lá em Campinas já teve VLT que durou só 5 anos - na certa não aguentaram mais dar subsídio, aí cortaram. Cortou, parou, uai. Ih! Essa novela VLT vai longe.

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Carlos Nunes 28/03/2017

Da novela VLT - Capítulo 3 e alguma coisa - Agora embaralhou tudo...governador vai pra Brasília atrás do Aval do dinheiro pro VLT, na certa alguém assoprou "com VLT ganha a próxima eleição, vence PMDB, PR e outros tudo junto" e ele acreditou nisso (só ele é claro)...TCE multa de pancada 3 Secretários de Saúde pela má gestão , não fizeram o que era pra fazer. Ih! Agora que VLT vai tornar a prioridade número 1 desse governo, vai ficar pior ainda; o dinheiro vai sumir. Na época do Silval, por causa do VLT, das obras da Copa, o dinheiro da Saúde pros municípios foi cortado em 50%. VLT ganhou da Saúde por goleada. Vai acontecer tudo de novo? Reprise não vale, ou vale?

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Benedito Addôr 28/03/2017

No sábado passado dei uma entrevista à TV Centro América sobre o imbróglio que ocorre, desde 2012, na área frontal à Igreja do Rosário; e a reportagem passou ontem no Bom Dia Mato Grosso. Existe uma Instrução Normativa do IPHAN/M, onde no seu Artigo 2º diz que os imóveis tem PRESERVAÇÃO ASSEGURADA; durante anos, o próprio IPHAN deu a diversos moradores Declarações, dizendo fazerem as casas parte do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico de Cuiabá, e estarem regulamentados pela Instrução Normativa. Já localizei cinco moradores que possuem a Declaração, mas pode ter mais; existe uma propaganda oficial do VLT, que pode ser encontrada até hoje no youtube, colocando VLT Cuiabá-Várzea Grande Mato Grosso, que demonstra que as casas não atrapalham a passagem do VLT. De repente parece que tudo isso simplesmente ficou "invisível" - Instrução Normativa não funciona; Declaração do IPHAN não tem fé pública, não vale o que está escrito e assinado; e propaganda do VLT foi enganosa. Conversando com advogados, juristas, professores de Universidades, eles informam que tudo isso vale sim, tem fé pública, em cada cidade, principalmente nas capitais, o IPHAN possui Instruções Normativas que foram feitas respeitando às peculiaridades regionais. Na Bahia, o Ministro Geddel queria passar por cima da Instrução Normativa de lá, e o Ministro Calero impediu; fazendo cumprir a Norma. Se tem a Norma, tem que cumprir a Norma. Em 5/12/2016, compareci ao Conselho Superior do Ministério Público Estadual, para julgamento de recurso interposto contrário ao arquivamento de ICP, instaurado pela reclamação que fiz. Durante 10 minutos expus tudo isso; perguntei: Instrução Normativa do IPHAN funciona ou não funciona? Declaração do IPHAN tem fé pública, vale o que está escrito e assinado, ou não vale nada? Propaganda oficial do VLT foi enganosa? E os 10 membros do Conselho Superior do MPE não responderam as questões; por votação limitaram a arquivar o ICP. Por que não responderam? Foi um cidadão brasileiro que perguntou ao MP.

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Carlos Nunes 27/03/2017

Da novela VLT...Capítulo 3 e um pouquinho de novo - Hoje o site reportermt, mostra uma matéria, intitulada "VLT só vai ter viabilidade econômica daqui a 15 anos, diz Botelho". Pela primeira vez alguém de coragem falou o que a maioria sabe, mas finge que não sabe. Com uma população de Cuiabá, estimada pelo IBGE, em 580 Mil habitantes, não existe demanda ainda pro VLT; daí o Botelho dizer que "o estado terá que dar um subsídio anual de 50 a 70 milhões de reais por ano." O negócio é anti-econômico a beça. Não deviam é ter deixado o Silval comprar as composições milionárias do VLT, pois de VLT ele não entendia bulhufas. E ainda tem uma turma que quer comparar Cuiabá com o Rio de Janeiro, onde lá tem uma população superior aos 6 Milhões de habitantes. Conclusão deste Capítulo: O Silval comprou as composições do VLT sem entender bulhufas; o Taques disque vai retomar a obra, e nós, os eleitores, vamos pagar a conta dos custos e prejuízos do VLT, por 15 anos. Bem, 15 anos no lápis, fazendo as contas dos subsídios dá uma nota alta. É estranho que apesar de tudo isso, o Botelho diga na matéria do reportermt, que tem que tocar a obra do VLT. É costume tocar obra que a gente já sabe que vai dar prejuízo? Deve ser isso que arregaçou a Economia Brasileira. A gente só toca obra que vai dar lucro, e muito lucro, ou não?

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Carlos Nunes 27/03/2017

Da novela VLT - Capítulo 3 e um pouquinho (porque dizem que não bom passar do 3) - Aí, a gente conversa com os comerciantes, lojistas, etc, da Avenida da Prainha, que estão prestes a serem desalojados por causa da obra do VLT...e olha que são muitos; e eles informam: já contratamos especialistas, advogados, contadores, para refazerem as indenizações propostas pelo Governo, incluindo o tal de "lucros cessantes"...estamos só esperando o Governo nos acionar, para acionarmos o Governo na Justiça com bons advogados. Ih! Vai ter trabalho para advogado a beça; vai ser um festival de processos para os Desembargadores julgarem. É evidente que os comerciantes estão certos...alguns investiram tudo o que tinham para montar o negócio num bom ponto comercial - agora querem retirá-los e pagar uma micharia. Explicaram que o tal dos Lucros Cessantes é o cálculo de quanto tempo a empresa está no local, mais o Lucro principalmente pelo ponto comercial, e a projeção disso para os próximos anos. Assim sendo uma empresa que está no local há mais de 30 anos, que já conquistou clientes, projeta para os próximos 30 anos quanto vai perder de capital. É assunto para especialista. Pois é, o Governo que fez um cálculo mixuruca de indenização, como se os comerciantes não valessem nada, vai enfrentar a maior batalha judicial. De que lado nós devemos ficar: do Governo ou dos Comerciantes? Dos Comerciantes é claro...que produzem, que geram empregos, que contribuem com a arrecadação dos impostos; enquanto o governo só bota a banca com o dinheiro dos outros - Nosso Dinheiro, fruto do Nosso Trabalho e do Pagamentos dos Impostos. Será que essa batalha judicial vai parar a obra do VLT? Evidentemente sim. Os governos tem que parar com essa mania de querer aparecer às custa dos outros.

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Carlos Nunes 26/03/2017

Da novela VLT - Capítulo 3 e meio (de novo), ontem o site Olhardireto publicou uma matéria, intitulada: Botelho defende alteração em relatório da CPI das Obras da Copa". Parece que fizeram essa CPI e esse relatório bem feito, depois de fuçarem bastante...até que enfim uma CPI que foi fundo no negócio; e recomendaram a PARALISAÇÃO DA OBRA DO VLT por indefinição pra burro. Será que essa obra até agora foi indefinida? Bem, começou em 2012, já estamos em 2017...quase cinco anos depois. O Silval dizia que, com 1 BILHÃO E 400 MILHÕES, terminava a obra antes da Copa começar; esse governo diz que termina com 600 Milhões, emprestados da Caixa. O Dr. Ruy Ohtake, diz que: para fazer a obra bem feita vai demorar mais de 4 anos. É melhor acreditar no Dr. Ohtake, que é especialista no assunto - obra bem feita custa caro, é demorada e é difícil de fazer. O próprio Consórcio do VLT diz que só 600 Milhões não dá; mas uma firma que fez uma pesquisa diz que dá. Quem é que vai fazer a obra: a firma que fez a pesquisa ou o Consórcio? Resumindo: A CPI recomendou a PARALISAÇÃO, o Botelho quer alterar o relatório...vai que o negócio embanana todo e a gente vê que o relatório da CPI estava corretíssimo; se fracassar, será que o Botelho assume a responsabilidade pelo prejuízo. Tem que perguntar pra ele, antes de mudar o relatório, que já está pronto. O risco é grande. E o senhor humilde, referido no primeiro capítulo dessa novela, disse: VLT? Não vai funcionar, é muito complicado! A médium cartomante, referida no capítulo 3, disse: VLT não sai.

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Carlos Nunes 25/03/2017

Da novela VLT...Capítulo 3 e meio - Abrir Cuiabá de ponta a ponta. Quanto custa abrir uma cidade de ponta a ponta? Do Porto ao CPA, do Centro além do Coxipó. Máquinas, tratores, mandarão PRO ESPAÇO tudo o que estiver na frente, embaixo e nas imediações - asfalto de boa qualidade, avenidas, ruas, calçadas, canos, adutoras, rede de esgoto, rede de energia elétrica, telefônica, e muito mais. Quanto custa todo esse patrimônio público existente, consolidado, que vai pro espaço? Quanto vai custar para refazer tudo isso? É preciso fazer a Contabilidade do que perdeu, e do que vai fazer depois. Puxa vida! Se tivesse dinheiro sobrando aufa, era uma maravilha, destrói tudo, e depois constrói tudo novinho. Tem dinheiro sobrando? Parece que não tem, ou tem? Ih! já embananou tudo: tem ou não tem? Uns dizem que tem, e o governo esconde isso; outros dizem que não tem dinheiro, nem para repassar para os Poderes. Acho que não tem. Ora, se não tem, se já vivemos a época das vacas magras, do dinheiro curto, da pindaíba financeira, só tem uma saída - investir tudo o que tem só nas VERDADEIRAS PRIORIDADES...o resto fica supérfluo pela falta de dinheiro. Quem ensinou isso foi o JOSÉ DO EGITO, antes de Cristo, o único que enfrentou a época das vacas magras e venceu.

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Carlos Nunes 24/03/2017

Da novela VLT, Capítulo 3 - A Ilha da Banana. Pois é, não sei quem que deu esse nome, que nenhum cuiabano ouviu na vida. Segundo o professor Aníbal Alencastro, foi o lugar onde apareceu a Alavanca de Ouro - lenda urbana da cidade. Os escravos estavam cavando, quando avistaram a ponta a Alavanca, quanto mais cavaram, mais a Alavanca afundou. Parece que aquela pracinha minúscula, a primeira que surge quando desce a Avenida, e avista a Ilha, foi chamada Praça da Alavanca de Ouro; nunca foi praça realmente. Aí, a gente lê nos sites, faz tempo, que a área já foi desapropriada quinhentas vezes, e os moradores resistiram, e as desapropriações caíram uma a uma, também dizem que...quem manda no pedaço é São Benedito. O que será que São Benedito está achando dessas dezenas de dependentes químicos que migraram para a Ilha da Banana, todos vulneráveis às drogas, escravos dela faz tempo, especialmente do Crack, que destrói os neurônios pouco a pouco. Uma tragada no Crack e muitos neurônios morrem na hora. Vai ver que foi São Benedito, que atraiu todo mundo para o lugar, para mostrar pra Sociedade "cega, surda e muda", frente aos problemas sociais e humanitários, que tem muitos "irmãos e irmãs" penando, e a Sociedade não faz nada, a não ser atirar pedras. Um dia esses jovens viciados foram crianças, e na certa abandonados, foram arrebanhados pelas más companhias. Pois é, a droga ainda vai destruir muitas gerações no Brasil...muitas vão tombar, e muitas famílias vão chorar, ao ver o ente querido mergulhado na droga até o pescoço. Quanto ao VLT, bem, no OlharConceito, uma senhora cartomante médium, fazendo as previsões sobre 2017 em diante, disse: VLT? Não sai; e o Temer não cai. Ih! Complicou, será que a profecia da mulher não der certo, e o VLT sair, o Temer cai; aí inverte tudo.

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Carlos Nunes 23/03/2017

Da novela VLT, Capítulo 3 - há tempos um Geólogo informou que não havia um Estudo Geológico Sério, sobre o tipo de solo dos mais de 20 Km por onde vai passar o VLT, e destacava: pra cada tipo de solo, tem que fazer um Alicerce específico para assentar os trilhos do VLT...senão, composições pesadas do VLT, com passageiros, que vão passar pelo mesmo lugar 24 horas por dia, 365 dias por ano, vão afundar o Alicerce, ou ele será recuado nas curvas. Cadê o Estudo Geológico Sério? Mas Sério mesmo; estudo meia boca não vale, ou vale? Senão fica igual a Ciclovia do Rio, que não aguentou uma ondinha do mar, desmoronou, e matou 2 brasileiros. Aí a gente lembra do Viaduto da UFMT, ao lado do Alicerce reforçado; tem que fazer a Drenagem do solo, nos 20 Km, senão quando chover forte, em muitos lugares vira piscina. Estudo Geológico Sério e Drenagem Bem Feita nos mais de 20 Km.

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Cuiabano Nato 23/03/2017

COMO JÁ FOI DITO NA MATÉRIA ACIMA, CUIABÁ JÁ TEVE ESSE MODAL, FUNCIONAVA ASSIM, ENQUANTO UM SUBIA, OUTRO DESCIA, O QUE A POPULAÇÃO APELIDOU DE SEU "UPA" E SEU "CUPA", POIS ENQUANTO SEU "UPA" SUBIA, SEU "CUPADECIA".

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