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Justiça Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017, 14:27 - A | A

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Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017, 14h:27 - A | A

MPE INVESTIGA

Paciente denuncia Hospital Metropolitano que negou atendimento por falta de CPF

JESSICA BACHEGA

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está acompanhando o caso da paciente A.C.O. e nega que o Hospital Metropolitano de Várzea Grande tenha se negado a atender e realizar exame na cidadão. A mulher realizou denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE) de que não conseguiu ser atendida porque não tinha o documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 

Alan Cosme/HiperNoticias

hospital metropolitano de varzea grande

 

De acordo com a portaria assinada pelo promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, a denuncia foi encaminhada ao MPE via email e relatava que a paciente A.C.O.  precisava fazer o exame de Colangio Pancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE)  e que não foi atendida porque não possuía o CPF. 

 

A paciente teria sido encaminhada para a referida unidade hospitalar após atendimento no Hospital do Câncer. Um funcionário do Metropolitano relatou que não poderia atender a paciente, pois sem o documento não era possível realizar o faturamento do exame. 

 

O filho da cidadã relatou que ela tinha nascido no nordeste e vivia em comunidade rural em Mato Grosso. Que desde 2013 havia solicitado a segunda via da certidão de nascimento da mulher para poder requerer novos documentos, mas que até então não havia conseguido obter o mesmo. 

 

Houve novas tentativas de proceder o exame, mas sem sucesso. Diante da denúncia, foi iniciada a investigação para esclarecer a situação. Caso seja comprovada a negativa na realização do exame por falta de documento, as irregularidades podem caracterizar lesão a direito constitucional à saúde e lesão a direito constitucional à saúde. 

 

A Secretaria de Estado de Saúde foi procurada para se posicionar sobre o fato e informou que ainda não foi notificada sobre a investigação, mas que está acompanhando o caso e nega que houve negativa no atendimento a paciente.

 

A assessoria da Pasta informou, por meio de nota,  que a mulher está internado no Hospital do Câncer e que o fato da suposta falta de atendimento chegou ao conhecimento da direção do hospital várzea-grandense somente no dia 17.

 

“A SES/MT informa que o hospital do Câncer havia solicitado ao hospital Metropolitano que fizesse um exame para a paciente sem, no entanto, regular o pedido no sistema de Central de Regulação do SUS estadual”, diz trecho da nota. O exame solicitado para a paciente está marcado para a próxima sexta-feira (24).

 

Confira nota

A Secretaria de Estado de Saúde esclarece que a paciente A.C.O. encontra-se internada no Hospital do Câncer e que por essa razão não esteve no Hospital Metropolitano de Várzea Grande. Portanto não procede a notícia divulgada pelo Ministério Público estadual e que consta no Inquérito Civil Público instaurado em outubro deste ano, de que a paciente esteve no hospital Metropolitano e que não teria sido atendida por falta do documento CPF.

 

O suposto fato de não atendimento da paciente chegou ao conhecimento da direção do hospital Metropolitano somente no dia 17.11.17, sexta-feira passada, por meio de um ofício enviado pelo Defensor Público, Roberto Curvo solicitando informações sobre o caso. Até o momento, a direção do hospital não foi notificada a respeito do inquérito instaurado pelo Ministério Público.

 

A SES/MT informa que o hospital do Câncer havia solicitado ao hospital Metropolitano que fizesse um exame para a paciente sem, no entanto, regular o pedido no sistema de Central de Regulação do SUS estadual.

 

A partir do momento que o pedido de exame estiver regulado no sistema do SUS, será feito o agendamento para que a paciente possa ser levada ao hospital Metropolitano para ser submetida ao exame.

 

O exame já está agendado para a próxima sexta-feira, dia 24.11.17. Esse tipo de exame é eletivo e são realizados nas terças e sextas. 

 

A Secretaria de Estado de Saúde ressalta que os pedidos médicos, seja de exame e ou cirurgia, devem ser registrados pela unidade solicitante na Central de Regulação do SUS estadual. Esse procedimento é padrão no país.

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