HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 07 de Junho de 2018, 15h:50

Cuiabanos são selecionados para festival em Los Angeles

REDAÇÃO

O curta de humor “Sombras”, produzido em Cuiabá, será exibido no próximo dia 10 no Los Angeles Television, Scrip and Film Festival. 

 

Cuiabanos cultura

 

Selecionado na categoria “Super short comedy”, o curta de humor “Sombras”, que fora do país é chamado de “Shadows”, digirido por Rafael de Carvalho, com roteiro de Eduardo Butakka e Thyago Mourão, participa da seleção oficial do Los Angeles Television, Script and Film Festival, nos Estados Unidos.

 

A produção cuiabana, de apenas 60 segundos, tem caído no gosto dos festivais independentes ao redor do mundo. Primeiro, o curta foi finalista na Índia, no Festival de Cinema Cult de Calcutá (CICFF). Depois, foi a vez dos italianos selecionarem “Sombras” para o festival de cinema “Noir”, que acontece anualmente em Nápoli (Corto Nero). Agora, foi o festival angelino que escolhoeu a produção para ser exibida nas telonas do evento, e convidou o diretor e os roteiristas para a cerimônia de premiação, que acontece no próximo dia 10 de junho. 

 

A página do festival, dedicado a produções independentes, traz a seguinte descrição: “Sabemos o quanto é difícil chegar lá e ser notado. É por isso que estamos aqui para ajudar. Estamos procurando cineastas e roteiristas com suas ideias”. E a dificuldade em produzir cinema, Cuiabá conhece muito bem, já que as produções por aqui ainda são poucas e sofrem com a falta de incentivos. “É muito importante para a cena do cinema local esse tipo de reconhecimento, pois mostra que nossas produções podem ter destaque internacional, desde que recebam os incentivos necessários”, disse o diretor do curta Rafael de Carvalho.

 

Para os roteiristas, o motivo do curta ter ganhado tanto destaque mundial é a simplicidade e, ao mesmo tempo, os diferentes níveis de interpretação que a história permite: “você pode assistir e se divertir apenas como enredo de dois artistas sem limites, que perseguem uma mulher nas ruas da cidade. Mas ao mesmo tempo, se olhar mais a fundo, poderá perceber que o filme critica o caos em que vive a nossa sociedade, com suas neuroses e histerias, tornado-se cada vez maior a incapacidade de se entender a linguagem artística”, explica Eduardo Butakka, que assina o roteiro, junto de Thyago Mourão.

 

Os roteiristas, Butakka e Mourão, estão de malas prontas e embarcam em breve para Los Angeles, representando a produção no festival e na cerimônia de premiação. “O interessante é que no final de cada bloco do festival vai acontecer uma roda de discussão, na qual a plateia e outros cineastas presentes poderão fazer perguntas pra gente. Compartilhar nossa história e trocar experiências vai ser, com certeza, a melhor parte da experiência. Só isso já faz de nós e dos cuiabanos vencedores”, argumenta Thyago Mourão.

 

“Sombras” é uma produção independente do coletivo “Não Convém” e conta ainda com Millena Machado, Eduardo Butakka e Thyago Mourão no elenco, fotografia de João Carlos Bertoli, supervisão de produção de Simoni Matsumura, produção de Dale Nassarden, assistência de produção de Eduardo Geraldis, Lucas Lemos e Kleber Borges, caracterização de Eduardo Solano e maquiagem de Leandro Brito.

Para quem quiser saber mais sobre o LATVSFF, sua programação e adquirir ingressos, basta acessar a página do festival: http://www.latvsff.org/2018.html

 

Para conferir “Sombras” (a cena dos créditos finais foi cortada para o festival) e outros trabalhos do coletivo “Não Convém”, acesse:www.naoconvem.com.br