HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 05 de Junho de 2018, 15h:18

Indea inicia agendamento de propriedades para vacinação fiscalizada em Juara

REDAÇÃO

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) visitou 50 propriedades rurais localizadas em Juara (a 730 km de Cuiabá), que haviam recebido vacina contra a febre aftosa irregular adquirida em loja agropecuária do município. O trabalho teve início em 23 de maio com o objetivo de fazer um levantamento da situação decorrente da comercialização da vacina irregular. A vacinação nesses estabelecimentos rurais já foi iniciada e a vacinação e revacinação dos bovinos e bubalinos contra febre aftosa é executada sob fiscalização do Indea.

 

Reprodução

vacinacao

 

Porém, após a análise dos dados coletados concluiu-se que a comercialização de vacinas irregulares não ficou restrita a apenas esse grupo de 50 propriedades, levando à obrigatoriedade da vacinação e revacinação dos bovinos e bubalinos existentes em todas as propriedades que adquiriram vacina nas lojas veterinárias investigadas, um total de 335 propriedades, que já haviam sido foram cautelarmente interditadas para o trânsito, exceto abate, com o objetivo de salvaguardar a sanidade do rebanho.

 

Diante disso, o Indea inicia no dia 11 de junho, a notificação dessas propriedades para o agendamento da vacinação fiscalizada. A presidente do Indea, Daniella Bueno, ressalta que “os produtores rurais não serão penalizados, e pedimos para que aguardem as orientações das equipes para iniciarem qualquer atividade relativa a vacinação obrigatória”.

 

A relação das propriedades está disponível nas Unidades Locais do Indea, que estão preparadas para esclarecer qualquer dúvida. Na tabela abaixo, está a distribuição das propriedades por município e quantidade de bovinos:

 

MUNICÍPIO                                       

QUANTIDADE DE ESTABELECIMENTOS RURAIS   

TOTAL DE BOVINOS

COTRIGUACU

2

3.683

JUARA

275

262.704

NOVA BANDEIRANTES

5

573

NOVO HORIZONTE DO NORTE

30

5.419

PORTO DOS GAUCHOS

17

12.537

ROSARIO OESTE

2

1.714

SAO JOSE DO RIO CLARO

1

260

TABAPORA

3

16.082

Total Geral

335

302.972

 

As ações são conduzidas pelo Indea e Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT) com apoio dos representantes dos produtores rurais.

 

Entenda o caso

Durante ação fiscalizatória de rotina realizada em revendas de produtos veterinários em Juara, o Indea constatou a comercialização de vacinas contra febre aftosa em desacordo com as normas estabelecidas, desencadeando ações de investigação do caso.

 

Com o objetivo de salvaguardar a sanidade do rebanho e dar garantias aos produtores rurais, todas as 335 propriedades que adquiriram a vacina nas lojas veterinárias investigadas na etapa de maio de 2018, foram preventivamente interditadas no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Sindesa) para o trânsito de bovinos e bubalinos, com exceção para o abate.