HiperNotícias - Você bem informado

Sábado, 19 de Maio de 2018, 14h:20

Programa será realizado em escola do bairro Pedregal entre os dias 21 e 25

REDAÇÃO

O programa Saúde na Escola, realiza na próxima semana, de 21 a 25 de maio, na EMEB Dr. Orlando Nigro, no bairro Pedregal, na Regional Leste, seu terceiro mutirão. A ação realizada por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde, ganhou o apoio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e de Serviços Urbanos e, só nos meses de março e abril, já atendeu mais de 1.200 alunos da rede pública municipal de educação, na faixa etária de 4 a 12 anos.

 

Na EMEB Dr. Orlando Nigro a ação começa às 8h e se encerram às 16h. Na segunda-feira (21), a abertura oficial do mutirão será às 9h. Ao todo serão atendidas na unidade 978 crianças.

Divulgação

Saúde na escola

Exame bucal

 

A técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ugolina Cezaria da Cruz, explicou que o objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dos alunos e de seus familiares a partir de ações que possam conscientizar e levar a comunidade a promover mudanças e adotar hábitos saudáveis.

 

Durante este primeiro semestre, os mutirões contemplam uma unidade escolar de cada regional, com várias ações coletivas nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Educação. Os profissionais da saúde fazem avaliações das situações Vacinal, Nutricional (marcadores de consumo alimentar), Antropométrica, Acuidade Visual (teste de Snellen) e Saúde  Bucal além de atualizarem os cartões de vacina.

 

Durante o mutirão são realizadas palestras motivacionais sobre temas como os cuidados no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), prevenção e combate às drogas, educação ambiental entre outros.

 

Também são realizadas atividades físicas e recreativas e distribuídos kits odontológicos que incluem pastas e escova de dentes.

 

Na EMEB Dr. Orlando Nigro serão plantadas 56 mudas de árvores frutíferas e ipês, doados pelo Horto Florestal “Tote Garcia”.

 

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, ações como essa evidenciam o compromisso assumido pelo prefeito Emanuel Pinheiro junto à população, de levar os serviços públicos cada vez mais próximos das comunidades, buscando melhorar a qualidade de vida da população.

 

“A gestão municipal quer estar próxima dos cuiabanos nos bairros e o Programa Saúde na Escola é mais uma ação implementada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, nesse sentido. O programa leva à população o que ela mais precisa, serviços de qualidade e orientação, refletindo positivamente dentro das unidades escolares e também em toda a comunidade”, destacou Passos.

 

Saúde nas Escolas

Dentro do programa já foram atendidos, em março, os  alunos da EMEB Orzina de Amorim Soares, no bairro Jardim Vitória, Regional Norte da capital e em abril, os alunos da EMEB Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Colorado, na Regional Oeste. De 19 a 20 de junho será a vez da Regional Sul.