HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 15 de Maio de 2018, 16h:17

Artista moçambicano, Hermínio Dhanlumbo, expõe esculturas no Parlamento cuiabano

REDAÇÃO

Desde terça-feira (15), Hermínio Dhanlumbo está expondo o seu trabalho artístico no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá. São esculturas em madeiras que expressam ícones das culturas africanas, entre outras temáticas como as mulheres e seu empoderamento. A exposição está ocorrendo das 07h:30 às 13h:00 e irá até quinta-feira (17).
 
A vinda do artista ao Brasil ocorreu por meio de uma parceria do Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE-MT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O objetivo é um promover oficinas, cursos, palestras e exposições que contemplem a disseminação de conhecimentos culturais.

Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá

Artista moçambicano

Escultor Hermínio Dhanlumbo

 
Dhanlumbo, além de escultor é músico, percussionista, bailarino, coreográfico. O artista fará várias exposições em Cuiabá e em outros municípios de Mato Grosso, a fim de apresentar seu trabalho e também comercializá-los.
 
As esculturas expostas na Câmara carregam a temática do feminino e seu empoderamento. Para o artista sua exposição visa evidenciar a força da mulher, as transformações pela qual ela passou, tornando-se, cada vez mais, autônomas e independentes, para ele já não faz mais sentido uma mulher ser condicionada ou obrigada a fazer serviços domésticos como algo natural do seu gênero, pois isso não é natural, a sociedade patriarcal tornou isso normal, porém o humano transcende a essas imposições histórico-sócio-culturais impetradas há séculos pelo machismo.
 
Para Dhanlumbo, “A arte escultural, mas não só ela, toda arte tranquiliza o ser íntimo das pessoas, representa o cotidiano, representa a vida. A arte por si só é uma mostra da beleza, arte tem um olhar próprio que cativa as pessoas, a obra estética tem sentimento, por isso ela é necessária, pois, por meio dela o ser humano se encontra consigo mesmo”.
 
Justino Malheiros, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, ressaltou que a qualidade da obra de Hermínio Dhanlumbo, discorreu ainda sobre a importância da cultura e da arte para o avanço e para o desenvolvimento da uma sociedade, mas não é só isso, para o presidente do Parlamento cuiabano, a arte e a cultura são fatores que fazem o ser humano não perder sua sensibilidade e humanidade, por isso, sempre estaremos prontos e solícitos a apoiar quaisquer dessas iniciativas, enfatizou ainda que a temática abordada pelo escultor vem ao encontro das comemorações ao mês das mães, a exposição também é uma forma de homenageá-las.
 
Dhanlumbo começou a esculpir em 2010, depois de travar contato com um escultor já conhecido e reconhecido em Moçambique, Alexandria Ferreira, a partir daí, Hermínio tomou gosta pela arte na qual hoje, já colhe os frutos de seu esforço e talento.