HiperNotícias - Você bem informado

Sexta-feira, 11 de Maio de 2018, 12h:00

"MT vive déficit de UTI há 50 anos", diz Taques

JESSICA BACHEGA

Durante evento de entrega de oito viaturas do Samu, na manhã desta sexta-feira (11), o governador Pedro Taques (PSDB) frisou que já entregou mais leitos de UTI do que gestões anteriores, mas que o problema se arrasta por décadas e que não é possível saná-lo em um mandato.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

pedro taques

 Governador Pedro Taques

“Em três anos instalamos 204 UTI’s. Não dá tempo de fazer tudo. Nós não temos tempo de fazer tudo. Existe o déficit, mas o déficit é de 50 anos. Eu sou governador há três apenas”, afirmou.

 

Taques frisa que dois terços dos custos da UTI’s do Estado são pagas pelo Governo e o outro um terço custeado pelo governo federal. Não há precisão de instalação de novos leitos.

 

Outro problema denunciado é a falta de insumos para atendimento realizados pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Conforme a queixa, não há material para prestar atendimento à vítimas de acidentes na Capital.

 

Questionado, o governador respondeu que o problema já foi sanado e a farmácia de alto custo está com 80% do estoque.

 

“Temos trabalhado todos dias para melhorar o atendimento, mas eu sou governador, não sou Deus para solucionar todos os problemas do Estado em três anos e quatro meses”, enfatizou.

 

Perguntado sobre a inauguração do novo Pronto Socorro de Cuiabá, Taques foi evasivo e disse que “ tudo tem seu tempo. E agora esperamos o tempo para terminar a obra”, e não pontuou sobre datas.

 

A unidade tinha previsão de entrega para o aniversário de Cuiabá, em abril deste ano. Sem conclusão, nova data não foi divulgada.

 

Leia também

Bebê de 3 dias morre por falta de vaga em UTI

Paciente da UTI teria morrido por falta de energia no Pronto Socorro

Governador diz que construiu 204 UTIs e que nenhuma será fechada em Mato Grosso